4- (EsPCEX/2014) - Em relação ao momento histórico do Quinhentismo brasileiro, podemos afirmar que (A) a Europa do século XVI vive o auge do Renascimento, com a cultura humanística recrudescendo os quadros rígidos da cultura medieval. (B) o século XVI marca também uma crise na Igreja: de um lado, as novas forças burguesas e, de outro, as forças tradicionais da cultura medieval. (C) os dogmas católicos são contestados nos tribunais da Inquisição (livros proibidos) e no Concílio de Trento, em 1545. (D) o homem europeu estabelece duas tendências literárias no Quinhentismo: a literatura conformativa e a literatura dominicana. (E) a política das grandes navegações coíbe a busca pela conquista espiritual levada a efeito pela Igreja Católica.
Soluções para a tarefa
Respondido por
83
Resposta:
(B) o século XVI marca também uma crise na Igreja: de um lado, as novas forças burguesas e, de outro, as forças tradicionais da cultura medieval.
Respondido por
3
O Quinhentismo foi um movimento literário que abordou as vivências dos primeiros anos da colonização brasileira. Esse período é dividido em dois momentos, os quais representam as forças burguesas que estavam emergindo e as tradicionais forças da Igreja. Assim, a alternativa adequada é a B.
Tipos de literatura do Quinhentismo
- Literatura de informação: descrição do processo de domínio português em território brasileiro.
- Literatura de formação: escritas de padres jesuítas com o objetivo de catequizar os índios.
Pode-se citar Pero Vaz de Caminha, José de Anchieta e Manuel da Nóbrega como os principais escritores dessa época.
Continue estudando sobre Literatura em: https://brainly.com.br/tarefa/22936898
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás
História,
1 ano atrás