4. Escreva alguns exemplos que mostram a forma de se faltar com ética no uso das redes sociais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Felizmente hoje vivemos num País em que, a duras penas, conquistamos o direito à liberdade de expressão e de opinião, mas isso não quer dizer que podemos sair por aí ofendendo, caluniando, difamando ou mesmo levantado suspeitas sobre pessoas, produtos ou organizações sem que estejamos sujeitos a responder por isso, até mesmo judicialmente.
Ao longo de minha atuação em comissão de ética, não raras vezes fui procurado por alguém ofendido em decorrência de algo postado por um colega na rede de comunicação interna. Quando o presumido ofensor era questionado, também não raramente se mostrava surpreso e até mesmo irritado com a interpelação, por entender que apenas estava exercendo seu direito e que a comissão de ética não deveria ‘controlar’ as conversas em rede social. Isso mostra que nem sempre há clareza sobre os limites da celebrada liberdade de expressão. Era preciso explicar que não havia controle algum sobre a rede, mas que a comissão estava apenas cumprindo sua obrigação de investigar uma denúncia apresentada por alguém que se sentiu ofendido.
Estamos diante de um boom das redes de relacionamento. A cada dia surgem novas opções, às quais muitas pessoas logo aderem e passam a divulgar conteúdos de cunho pessoal e profissional. É preciso muita atenção. Ser ético nas redes sociais não é uma tarefa fácil e alguns cuidados precisam ser tomados, para que você não comprometa sua imagem perante seus amigos ou sua empresa.