Biologia, perguntado por larissabottenep16boe, 1 ano atrás

4. Entres as seguintes patologias citadas abaixo qual não se enquadra como seu surgimento em uma alteração no período de organogênese, descreva o que pode levar o desenvolvimento desta patologia no período embrionário.
a) Microcefalia
b) Hipoplasia maxilar
c) Pancreatite
d) Fissura lábio palatina

Soluções para a tarefa

Respondido por camilafortes13
1
RESPOSTA CORRETA LETRA C. 

a) Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança são significativamente menores do que os de outras da mesma idade e sexo. A microcefalia normalmente é diagnosticada no início da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento. Então é sim uma patologia que ocorre durante o desenvolvimento embrionário. 

b) 
Hipoplasia maxilar é a falta de desenvolvimento dos ossos do maxilar superior. Esta condição pode dar uma aparência facial metade submersa. Algumas pessoas têm essa condição devido a uma doença genética ou anormalidade de desenvolvimento, por exemplo, pode estar associado à fissura labiopalatal. Também é uma patologia que ocorre, normalmente, no desenvolvimento embrionário, a pessoa já nasce com essa alteração.
 

c) 
Pancreatite é a inflamação no pâncreas. Ocorre de forma aguda ou crônica. Os casos leves de pancreatite podem desaparecer sem tratamento, mas casos graves podem causar complicações com risco de vida. É incorreto para essa questão, pois é uma patologia que pode ocorrer no decorrer da vida de uma pessoa dependendo do seu estilo de vida, se ingere muito álcool, detre outros meios. Portanto, não é defeito durante o desenvolvimento embrionário.
 

d) 
As fissuras labiopalatinas são os defeitos congênitos mais comuns entre as malformações que afetam a face do ser humano, atingindo uma criança a cada 650 nascidas. A maioria dos estudos considera as fissuras labiopalatinas como defeitos de não fusão de estruturas embrionárias. Ou seja, tanto o lábio como palato (“céu da boca”) são formados por estruturas que, nas primeiras semanas de vida, estão separadas. Então, é um problema de mal formação do feto no período de gestação. 
Perguntas interessantes