4- (ENEM 2018) Um jogo pedagogico utiliza-se de uma interface algébrico-geométrica do seguinte
modo: os alunos devem eliminar os pontos do plano cartesiano dando tiros", seguindo trajetorias
que devem passar pelos pontos escolhidos. Para dar os tiros, o aluno deve escrever em uma janela
do programa a equação cartesiana de uma reta ou de uma circunferência que passa pelos pontos
e pela origem do sistema de coordenadas. Se o tiro for dado por meio da equação da circunferên-
cia cada ponto diferente da origem que for atingido vale 2 pontos. Se o tiro for dado por meio da
equação de uma reta, cada ponto diferente da origem que for atingido vale 1 ponto. Em uma situa-
ção de jogo, ainda restam os seguintes pontos para serem eliminados: A(0:4). B(4:4). C14:0). D
(2:2)e E(0:2)
3
21
10
Passando pelo ponto A. qual equação forneceria a maior pontuação?
a) x=0
d) x² + (1 - 2)² = 4
b) v=0
el (1-2) + (y-2) = 8
c) r2 + y2 = 16
5- Determine a posição relativa de cada uma das retas listadas a seguir em relação à circunferencia
de equação (1 - 3)2 + ( + 2)2 = 25.
a) + 12x - 5y + 19 = 0
c) 5:7x + 47+15=0
bt: 41 - 3 - 10 = 0
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
Letra E - (1-2) + (y-2) = 8
Explicação passo-a-passo:
Respondido por
16
Questão 4
A imagem de referência está em anexo
D é o centro da circunferência (Cc)
Cc(2,2)
dBD é o raio da circunferência
dBD²=(Xb-Xd)²+(Yb-Yd)²
dBD²=(4-2)²+(4-2)²
dBD²=2²+2² dBD²=4+4
dBD²=8 dBD=√8
(X-XCc)²+(Y-YCc)²=r²
(X-2)²+(Y-2)²=√8²
(X-2)²+(Y-2)²=8 e) (X-2)²+(Y-2)²=8
A questão 5 está respondida no anexo em PDF
Anexos:
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