Biologia, perguntado por gabriellysophia097, 10 meses atrás

4) (Enem-2009) O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis.A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca
1 ponto
a) aumento da porcentagem de carbono contido na Terra.
b) redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores.
c) aumento da produção de carboidratos de origem vegetal.
d) aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera.
e) redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceano
Ecologia e Desiquilíbrios Ecológico

5)(UFES) É preocupação dos ecólogos o fato de que as calotas polares podem vir a sofrer um processo de descongelamento, em virtude de um aquecimento da atmosfera terrestre. Esse aquecimento, consequência de um desequilíbrio ecológico, decorre de:

a) depósitos de lixo atômico.
b) aumento da taxa de monóxido de carbono na atmosfera.
c) emanações de dióxido de enxofre para a atmosfera.
d) redução da taxa de oxigênio na atmosfera.
e) aumento da taxa de gás carbônico na atmosfera.

6) (ENEM-2006) As florestas tropicais úmidas contribuem muito para a manutenção da vida no planeta, por meio do chamado sequestro de carbono atmosférico. Resultados de observações sucessivas, nas últimas décadas, indicam que a floresta amazônica e capaz de absorver ate 300 milhões de toneladas de carbono por ano.Conclui-se, portanto, que as florestas exercem importante papel no controle:

a) das chuvas ácidas, que decorrem da liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono resultante dos desmatamentos por queimadas.
b) das inversões térmicas, causadas pelo acúmulo de dióxido de carbono resultante da não-dispersão dos poluentes para as regiões mais altas da atmosfera.
c) da destruição da camada de ozônio, causada pela liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono contido nos gases do grupo dos clorofluorcarbonos.
d) do efeito estufa provocado pelo acúmulo de carbono na atmosfera, resultante da queima de combustíveis fósseis, como carvão mineral e petróleo.
e) da eutrofização das águas, decorrente da dissolução, nos rios, do excesso de dióxido de carbono presente na atmosfera.​

Soluções para a tarefa

Respondido por wikaaa
46

Resposta:

4- D) Aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera.

5- E) Aumento da taxa de gás carbônico na atmosfera.

6- D) Do efeito estufa provocado pelo acúmulo de carbono na atmosfera, resultante da queima de combustíveis fósseis, como carvão mineral e petróleo.

Explicação:

4- A queima de combustíveis de origem fósseis libera para a atmosfera uma grande quantidade de CO2. Esse CO2, segundo o texto é pertencente à chamada reserva da terra, que está sendo liberada em uma velocidade muito maior do que consegue ser reposta (geração de novos combustíveis fosseis), ocasionando um desequilíbrio entre as reservas da Terra, do mar e atmosférico.

5- Alternativa “e”. O aumento do gás carbônico na atmosfera acarreta uma acentuação do efeito estufa, fenômeno que, consequentemente, aumenta a temperatura do planeta, provocando o descongelamento.

6- Conclui-se, portanto, que as florestas exercem importante papel no controle do efeito estufa provocado pelo acúmulo de carbono na atmosfera, resultante da queima de combustíveis fosseis, como carvão mineral e petróleo, ou seja, alternativa letra D.

Espero ter ajudado

Perguntas interessantes