4-Em seu caderno faça uma lista dos principais aspectos do apogeu e da queda de Bizancio
5- Explique a afirmativa: "A sociedade bizantina era essencialmente urbana."
6- Aponte as principais caracteristicas da arte bizantina.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Atividade 4 – Em seu caderno, faça uma lista dos principais aspectos do apogeu e da queda de Bizâncio. OS principais causas do apogeu e queda de Bizâncio, Constantinopla, hoje Istambul (Turquia):
-Grande cultura grego - islâmica advinda de muitos países dos sete cantos do mundo antigo e medieval;
-Expansão de sua cultura greco - muçulmana;
-Intenso comércio com os povos vizinhos: Povos do deserto, da montanha, dos campos da Anatólio
Atividade 5 – Explique a afirmativa: “A sociedade bizantina era essencialmente urbana.” Essencialmente urbana, apoiada num poderoso comércio, a sociedade bizantina começa a sofrer, a partir do século X, crescentes pressões desagregadoras. Com a retomada das atividades comerciais na Baixa Idade Média Ocidental, Bizâncio foi alvo da ambição das cidades italianas, como Veneza, que a subjugou transformando-a num entreposto comercial sob exploração italiana.
Atividade 6 – Aponte as principais características da arte bizantina.
1-Uso de materiais nobres;
2-Ênfase no colorido;
3-Arte do profundo caráter religioso;
4-Construção de igrejas espaçosas e monumentais;
5-Destaque por uso mosaicos, em finalidade religiosa;
Explicação:
4. O Império Bizantino durou aproximadamente 11 séculos. Inicialmente, a região compreendia parte oriental do Império Romano, e sobreviveu à fragmentação e ao colapso do Império Romano do Ocidente, tendo sua queda somente em 1453, com a expansão dos turcos otomanos.
5. A sociedade Bizantina poderia ser definida como urbana porque tinha como base o desenvolvimento do comércio, o que fez com que a população fosse aos poucos se aglomerando em cidades gigantescas da época.
6. As principais características bizantinas: Economia constituída pelo comércio, formada pelas seguintes classes sociais: pobres, camponeses, soldados, comerciantes e membros do clero.