4 — Em função das muitas disputas territoriais, o processo de centralização das monarquias europeias não foi marcado por momentos de tranquilidade e paz. Pelo contrário, muitas guerras aconteceram nesse período de disputas territoriais e centralização do poder dos reis. Entre as guerras que ocorreram, podemos destacar a Guerra dos Cem Anos, que iniciou em 1337, e teve fim em 1453. Observe a imagem abaixo e, em seguida, responda às questões abaixo. a) Quais reinos estavam envolvidas na Guerra dos Cem Anos? b) Quais eram os interesses em disputa durante a Guerra? c) Ao final da Guerra, limites territoriais estavam delimitados, no entanto, para além da conquista e demarcação de terras, qual foi a maior consequência para os reinos envolvidos na Guerra dos Cem Anos? Imagem sem legenda d) Na Guerra dos Cem Anos, uma figura ganhou destaque: Joana D’Arc. Pesquise no livro didático ou na internet quem foi Joana D’Arc e qual seu papel na Guerra dos Cem Anos. Procure destacar também as consequências da sua participação na Guerra. Estabeleça um paralelo entre Joana D’Arc e a maioria das mulheres da Idade Média.
Soluções para a tarefa
Resposta:
4-a)Reino da Inglaterra ,Reino da França.
b)Eles disputavam terras.
c)As principais consequências da Guerra dos Cem Anos foram o desenvolvimento de um sentimento de identidade nacional profundo, dos dois lados, que contribuiu para a formação da Inglaterra e da França como passamos a conhecê-las.
d)Joana d'Arc. Joana D'arc nasceu na França no ano de 1412 e morreu em 1431 (época medieval). Foi uma importante personagem da história francesa, durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), quando seu país enfrentou a rival Inglaterra. Joana D'arc foi canonizada (transformada em santa) no ano de 1920.
Quando era criança começou a receber visões,se "comunicava" com tais anjos: Miguel, Catarina e Margarida. Nesta visão falava para ela entrar o exército francês contra a Inglaterra.Se "fantasiou" de homem e começou a treinar com os militares. Ganhou muitas batalhas. E os outros soldados com inveja começaram a conspirar contra ela e diminuíram o apoio da Joana D`Arc nas batalhas. Depois em uma batalha em Paris foi ferida e capturada pelos Borgonheses e foi vendida para os ingleses. Mais tarde,foi acusada de feitiçaria e foi condenada a morte na fogueira.
OBS: O segundo paragrafo da: d) é importante.
ESPERO TER AJUDADO,BJS.
QUESTÃO 1
Estavam envolvidos na Guerra dos Cem Anos os reinos da Inglaterra e da França.
Os desentendimentos que desencadearam a Guerra de Cem anos entre os reinos França e Inglaterra se iniciaram em 1328, quando o último rei francês da Dinastia Capetiana, Carlos, o Belo faleceu sem deixar descendentes diretos para assumir o trono. Embora Carlos tenha tido uma filha, esta não poderia suceder ao trono pois a Lei Sálica proibia a sucessão por mulheres. Assim, Eduardo III da Inglaterra, filho de Isabel de França, se candidatou para assumir o trono, mas foi rejeitado pelos senhores nobres franceses, que fizeram uma interpretação extensiva da Lei sálica, na qual, as mulheres não podiam herdar o trono nem transmitir este direito. Esta interpretação foi contestada pelo monarca inglês, desencadeando a Guerra dos Cem Anos.
QUESTÃO 2
O principal interesse em disputa e que desencadeou a Guerra dos Cem anos era o domínio das terras da região de Flandres, até então sob controle da França.
A não aceitação de Eduardo III como rei da França prejudicou os interesses dos ingleses, que pretendiam unir as coroas para ter livre acesso à região de Flandres.
A região de Flandres sediava um importante centro de fabricação e comércio de tecido de lã. A união era interessante para os comerciantes e artesãos de flandres, pois estes estava ligados economicamente à Inglaterra, que lhes forneciam a matéria prima que utilizavam.
QUESTÃO 3
A Guerra dos Cem anos ocasionou diversos conflitos internos na região e como consequência foi determinada a divisão territorial da região em duas partes: ao norte da região estabeleceu-se o governo dos ingleses e ao sul estabeleceu-se o governo dos francos.
Essa polarização e divisão do reino e da nobreza, fez com que surgissem duas facções: a dos Borguinhos (que apoiava os ingleses) e a dos Armagnacs (que apoiava o rei Franco). Devido ao enfraquecimento do reino, pela sua polarização, foram criadas condições para centralização do poder em seus territórios, estabelecendo assim, duas monarquias distintas França e Inglaterra.
QUESTÃO 4
Joana D'Arc foi uma jovem guerreira francesa, filha de camponeses que cresceu em uma família muito religiosa, sendo também muito ligada à igreja. Conta-se que recebeu através de um sonho, um a revelação divina de que deveria lutar ao lado dos francos e levá-los à vitória na Guerra de Cem anos.
Joana D'Arc era estrategista e liderou tropas francas na defesa do território contra os inimigos, garantindo diversas vitórias em batalhas. Em 1430 foi capturada pelos Borguinhões e entregue aos ingleses. Acusada de feitiçaria, foi julgada e queimada na fogueira.
Joana D'Arc hoje é considerada um símbolo de resistência e santa francesa.
Ver mais em: https://brainly.com.br/tarefa/26144656
Ver mais em: https://brainly.com.br/tarefa/15691528
Ver mais em: https://brainly.com.br/tarefa/18384227
Ver mais em: https://brainly.com.br/tarefa/4927054