4 – “Em dezembro de 1792, o rei Luís XVI respondeu desse modo à acusação de haver cometido vários crimes contra o povo francês:
- Não havia leis que me impedissem”
Luís XVI estava certo uma vez que ele comandava um Estado Absolutista. Interprete a frase do rei da França após o início da Revolução Francesa e explique melhor à luz dos últimos acontecimentos desde o início da revolução.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Antes da Revolução Francesa, a França vivia uma realidade de monarquia absolutista, configurada por relações feudais, influência religiosa da Igreja Católica na sociedade e na cultura, e servidão dos camponeses.
Durante o reinado de Luís XVI, a França começou a viver uma crise fiscal. Nesse período, o país já enfrentava uma decadência da aristocracia.
A sociedade francesa desse período vivia uma realidade de três Ordens ou Estados do Antigo Regime: o Clero ou Primeiro Estado, a Nobreza ou Segundo Estado, e o Povo ou Terceiro Estado.
Diante dessa realidade, grupos políticos de esquerda, com o apoio dos camponeses e das grandes massas do país, se uniram para tentar alcançar uma mudança. Assim, os ideais iluministas tomaram conta da França.
A revolução começou em 1789, com a convocação do Estado Geral. A revolução francesa foi dividida em fases. No primeiro ano, a manifestação foi marcada pela proclamação do Juramento do Jogo da Péla. Nesse período, aconteceram a Tomada da Bastilha, a aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e a marcha sobre Versalhes.
Resposta:
O rei chama a atenção para a inexistência de leis no período em que governava. Como era o regime absolutista ele não tinha leis que pudessem reger suas atitudes.