História, perguntado por caiosilva2523, 7 meses atrás

4 - Em 25 de agosto de 1961, a sociedade brasileira foi surpreendida com a renúncia do então presidente Jânio Quadros, empossado em janeiro do mesmo ano. A respeito da renúncia do presidente e dos seus desdobramentos, explique as contradições políticas de seu governo e aponte os desdobramentos imediatos da renúncia.

Soluções para a tarefa

Respondido por irismileneleal
1

Resposta:

Explicação:

Por outro lado, apesar de seu perfil conservador, no âmbito da política internacional adotou uma postura independente, que resultou na condecoração de Che Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul, na defesa da independência das colônias portuguesas na África, na tentativa de reestabelecer relações diplomáticas com a URSS e na crítica à política dos EUA em relação a Cuba.

Toda esta postura fez com que, em sete meses de governo, Jânio ficasse totalmente isolado politicamente. Para superar a situação, especula-se que Jânio tentou uma manobra para se fortalecer. Em agosto de 1961, enviou o vice Jango à China, em missão diplomática. Com o vice fora do país, Jânio encaminhou ao Congresso seu pedido de renúncia à presidência, argumentando estar pressionado por “forças terríveis”, que jamais foram apontadas concretamente.

Perguntas interessantes