4)
"Em 2015, a Pepsi lançou um concurso aos consumidores. Ele envolvia uma latinha em branco que preservava somente o logo intacto e propunha ao público que refizesse o desenho da maneira que quisesse. Era, no fim das contas, um desafio de design aberto a todos e envolvia a exploração artística utilizando a lata de refrigerante enquanto mídia. Com isso, surge uma pergunta: o que aconteceu com a arte, que poucos séculos atrás era uma manifestação humana restrita a espaços específicos e hoje se apresenta até em produtos de consumo em massa?
Responder a isso exige um olhar crítico com relação à sociedade em que vivemos, e uma forma de se fazer isso é por meio do conceito "Capitalismo Artista", cunhado pelos autores franceses Gilles Lipovetski e Jean Serroy (2015). De acordo com eles, a forma estética e sua utilização na sociedade passaram por quatro fases distintas". Sobre as quatro fases propostas pelos autores é correto afirmar:
I. A primeira foi em curso de ritos e finalidades, principalmente religiosas;
II. A segunda foi quando a estética produziu um universo de superabundância ou de inflação estética que se molda diante dos nossos olhos;
III. Um terceiro período emerge quando a arte se desprende da estrutura de poder da nobreza e se emancipa das demandas que não diziam respeito à própria arte e sua apreciação.
Agora, assinale a única alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:
Alternativas:
a)
Apenas a afirmativa II está correta;
b)
Estão corretas as afirmativas I e II;
c)
Estão corretas as afirmativas I e III;
d)
Estão corretas as afirmativas II e III;
e)
Estão corretas as afirmativas I, II e III.
5)
"No fim da Segunda Guerra Mundial, essa ideia foi proposta por dois sociólogos alemães: Theodor Adorno e Max Horkheimer. Eles analisaram os impactos dos avanços tecnológicos proporcionados pela Revolução Industrial e o capitalismo no mundo das artes". Neste contexto, os sociólogos alemães propuseram um conceito que reverberaria pelo mundo da cultura e da arte. Assinale a única alternativa que nomeia corretamente esse contexto:
Alternativas:
a)
Vanguardas artísticas;
b)
Indústria Cultural;
c)
Arte conceitual;
d)
Minimalismo;
e)
Pop Art.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) Estão corretas as afirmativas I e III;
Explicação:
O MUNDO CONTEMPORÂNEO POR UMA LATA DE PEPSI
Em 2015, a Pepsi lançou um concurso aos consumidores. Ele envolvia uma latinha em branco que preservava somente o logo intacto e propunha ao público que refizesse o desenho da maneira que quisesse. Era, no fim das contas, um desafio de design aberto a todos e envolvia a exploração artística utilizando a lata de refrigerante enquanto mídia. Com isso, surge uma pergunta: o que aconteceu com a arte, que poucos séculos atrás era uma manifestação humana restrita a espaços específicos e hoje se apresenta até em produtos de consumo em massa?
Responder a isso exige um olhar crítico com relação à sociedade em que vivemos, e uma forma de se fazer isso é por meio do conceito “Capitalismo Artista”, cunhado pelos autores franceses Gilles Lipovetski e Jean Serroy (2015). De acordo com eles, a forma estética e sua utilização na sociedade passaram por quatro fases distintas.
A primeira foi em curso de ritos e finalidades, principalmente religiosas. A segunda foi quando a estética se torna uma ferramenta aristocrática para operação de lógicas sociais. Durante esse período, elegância e graça precisavam ser esbanjadas pela aristocracia; desde a moda até a arquitetura e urbanismo trilhavam uma busca pelo que pudesse ser mais belo. Um terceiro período emerge quando a arte se desprende da estrutura de poder da nobreza e se emancipa das demandas que não diziam respeito à própria arte e sua apreciação. Nesse sentido, a busca por uma arte cada vez mais pura e desligada de utilidade também começou a gerar um movimento contrário, em que a arte deveria ser elemento central para a reinvenção da sociedade e do homem. Movimentos construtivistas se encarregaram de tentar dar utilidade plena à arte, que, do ponto de vista deles, não deveria ser consumida somente por uma elite, mas estar no centro da sociedade – o que significa que mesmo objetos comuns, como utensílios domésticos, mobília, cartazes ou papéis de parede, deveriam ter uma certa expressão estética, dentro de sua utilidade. Passada a Segunda Guerra Mundial, as lógicas de produção e distribuição de produtos de indústria cultural permitiram uma nova onda de estetização do mundo e, dessa vez, foi suficiente para imbuir bens materiais de novos valores.
E a quarta era, a que vivemos hoje:
É um universo de superabundância ou de inflação estética que se molda diante dos nossos olhos: um mundo transestético, uma espécie de hiperarte, em que a arte se infiltra nas indústrias, em todos os interstícios do comércio e da vida comum.
(LIPOVESTKI; SERROY, 2015, p. 27) APOSTILA - ARTE, COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM VISUAL
Resposta:
5) b) Indústria Cultural
Explicação:
No fim da Segunda Guerra Mundial, essa ideia foi proposta por dois sociólogos alemães: Theodor Adorno e Max Horkheimer. Eles analisaram os impactos dos avanços tecnológicos proporcionados pela Revolução Industrial e o capitalismo no mundo das artes e propuseram o conceito de indústria cultural: ele se refere à ideia de produção em massa, comum nas fábricas e indústrias, adaptada à produção artística. É uma nova concepção de se fazer arte e cultura, utilizando-se técnicas do sistema capitalista.
Corrigido pelo AVA
1) D = Na atualidade a produção gráfica transcende os meios físicos e se insere em meios eletrônicos;
2) A = A Estética formal;
3) E = Estão corretas as afirmativas I, II e III.
4) C = Estão corretas as afirmativas I e III;
5) B = Indústria Cultural;