4. Em 1999 foi descoberta na costa da Namibia, na África, a maior bactéria já encontrada, chamada de Thiomargarita namibiensis, que significa "pérola sulfurosa da Namíbia". Alguns dos maiores exemplares chegavam a medir 7,5-10-2cm. Já um exemplar do bacilo de Koch, bactéria causadora da tuberculose, mede 6.10-4 mm. A Thiomargarita é quantas vezes maior que o bacilo de Koch?
Soluções para a tarefa
Resposta:
thiomargarita
Com quase um milímetro de diâmetro, a Thiomargarita namibiensis tem volume cem vezes maior que o das maiores bactérias conhecidas.
bacilo de Koch
Seu tamanho é de 4 milhões de pares de bases, com 3.959 genes; 40% desses genes tiveram sua função caracterizada, com possível função postulada por mais de 44%. Dentro do genoma também estão seis pseudogenes.
A Thiomargarita é 12,5 vezes maior que o bacilo de Koch.
Notação científica
A notação científica foi adotada no meio científico para facilitar a representação de números muito grandes ou muito pequenos. A forma geral de um número em notação científica é:
Sendo 10 um número igual ou maior que 1 e menor que 10.
No caso dessa questão, para saber quantas vezes a Thiomargarita é maior que o bacilo de Koch, devemos dividir. Mas antes, devemos converter as unidades.
Assim, vamos converter a medida da unidade da Thiomargarita de centímetros para milímetros, dividindo por 10:
Agora, iremos realizar a divisão:
Portanto, é 12,5 vezes maior.
Aprenda mais sobre notação científica: https://brainly.com.br/tarefa/25391133
#SPJ2