Pedagogia, perguntado por michellybotelhoss, 2 meses atrás

4.
E precisa mesmo elaborar um plano para cada aula? Sob a questionável justificativa de que nem tudo o que está no papel é facilmente transferido para a prática pedagógica no Ensino Infantil, muitos docentes se refugiam do dever, e, nesta ausência de intencionalidade pedagógica, quem padece são os alunos. Mas qual é, então, a justa medida que o docente deve ter em mente ao selecionar conceitos e conteúdos, e planejar sua aula?

Diante dessa indagação, analise o seguinte plano de aula e, após isso, selecione a alternativa correta que apresenta os equívocos cometidos pelo professor na estruturação de seu plano de intervenção.

Descrição da imagem não disponível​​​​​​​


A.
O docente não preparou uma Introdução da temática em consonância ao tema e objetivo da aula. Ao enfatizar a prática pela prática, o docente procurou frisar a importância das regras da atividade pedagógica, bem como a obediência ao professor, de modo a ressaltar a submissão dos alunos.


B.
O docente elaborou um plano de aula direcionado a mais de uma intervenção, não especificando o tempo da aula (hora/aula ou minutos) mas sua quantidade em dias. Além disso, não discriminou uma Introdução da temática, bem como inseriu o objetivo da aula na seção do tema.


C.
Por intermédio de atividades práticas, o docente enfatizou apenas uma parte do objetivo de aprendizagem e desenvolvimento “Demonstrar controle do seu corpo em jogos”. Além disso, frisou alguma das características que são facilmente reconhecidas pelas crianças dessa faixa etária, caso das regras.


D.
O professor escolheu atividades pedagógicas cujo nível de dificuldade de execução é incompatível com a faixa etária. Além disso, fez uma restrita escolha de materiais didático-pedagógicos, visto que para as crianças pequenas a ludicidade perpassa o uso de variados objetos no processo de ensino aprendizagem.


E.
Na conclusão da aula, o docente apresenta formas de avaliar a aprendizagem dos alunos, bem como a partir dessa iniciativa ressalta a importância do diálogo com as crianças, fato que permitirá identificar os erros e acertos da intervenção realizada.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por tatianybotelho
1

Resposta: B.

O docente elaborou um plano de aula direcionado a mais de uma intervenção, não especificando o tempo da aula (hora/aula ou minutos) mas sua quantidade em dias. Além disso, não discriminou uma Introdução da temática, bem como inseriu o objetivo da aula na seção do tema.

Explicação:

No geral, os tópicos norteadores do plano de aula são: (i) cabeçalho; (ii) introdução; (iii) objetivo; (iv) vivência e (v) conclusão, de modo que ao concluir a aula o professor tenha respondido ao objetivo inicial da proposta pedagógica. Com isso em mente, os equívocos do docente ao planejar esse documento foram: (a) não especificar em horas/aula ou minutos/aula o tempo de sua intervenção; (b) não apresentar uma breve descrição de como o tema da aula seria apresentado aos alunos; (c) inserir o objetivo da aula no campo destinado ao tema, e por fim (iv) não apresentar um tema para a aula em consonância com o objetivo de aprendizagem e desenvolvimento selecionado.

Perguntas interessantes