4. É correta afirma sobre a descolonização africana: *
a) Foi uma descolonização pacifica em toda ela, após a Segunda Guerra Mundial.
b) Em alguns países houve guerra para sua independência, como na Angola, Argélia e Moçambique.
c) Conforme acordo entre os colonizados e colonizados, aqueles que participaram da Segunda Guerra tornar-se-iam independentes.
d) Apenas os países pertencentes à Alemanha se tornaram independentes, como forma de punir a mesma pela perda na guerra.
e) Nenhuma das anteriores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nenhuma das anteriores
Explicação:
A descolonização da África ocorreu durante no século XX quando as populações dos territórios africanos ocupados conseguiram expulsar o invasor europeu e assim, conquistar a independência.
O primeiro país africano a ser independente foi a Libéria, em 1847; e o último, a Eritreia, em 1993.
Contexto Histórico
Os processos de independência na África se iniciaram no início do século XX, com a independência do Egito. No entanto, somente após Segunda Guerra Mundial, com as potências europeias enfraquecidas, os países africanos alcançaram a independência.
As populações dos países africanos foram convocadas para participar do esforço de guerra e muitos lutaram no conflito. Ao terminar, imaginaram que teriam mais autonomia, porém não foi isso que aconteceu. O colonialismo continuou como antes da guerra.
Resposta:
B-)
Explicação:
Após a Segunda Guerra Mundial, movimentos que lutavam pela independência de seus países em relação às potências coloniais ganharam força na África.Nesse contexto, a segunda metade do século XX assistiu a diversos povos dos continentes africano conquistarem sua independência do domínio colonial e formarem novos países.Alguns desses movimentos desencadearam conflitos militares contra as metrópoles, como no caso das antigas colônias da Argélia, Congo Belga e África Oriental, contra França, Bélgica e Inglaterra, respectivamente, que resultaram na criação de novos países.
Em outros prevaleceram as negociações diplomáticas, que inclusive preservaram interesses econômicos das metrópoles. Dentre os diferentes casos, também cabe destacar as colônias portuguesas, como Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, que conquistaram sua independência entre 1973 e 1975, algumas das últimas do continente africano.