4)
"Durkheim, ao estudar a sociedade, reconheceu a importância dos vínculos que asseguram a vida em grupo, que compõem a ligação entre os homens. Para ele, os laços que unem os indivíduos nas mais diversas sociedades seriam estabelecidas pela solidariedade social."
Para Durkheim, os dois tipos de solidariedade existentes são:
Alternativas:
a)
Solidariedade religiosa e solidariedade econômica.
b)
Solidariedade religiosa e solidariedade política.
c)
Solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.
Alternativa assinalada
d)
Solidariedade mecânica e solidariedade mundial.
e)
Solidariedade orgânica e solidariedade rural.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C) Solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.
Explicação:
Para ele a solidariedade mecânica é característica das sociedades ditas “primitivas” ou “arcaicas”. Nestas sociedades, os indivíduos que a integram compartilham das mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários a subsistência do grupo. São justamente essa correspondência de valores que irão assegurar a coesão social.
De modo distinto, existe a solidariedade orgânica que é a do tipo que predomina nas sociedades ditas “modernas” ou”complexas” do ponto de vista da maior diferenciação individual e social (o conceito deve ser aplicado às sociedades capitalistas). Além de não compartilharem dos mesmos valores e crenças sociais, os interesses individuais são bastante distintos e a consciência de cada indivíduo é mais acentuada.
Para garantir a coesão social, portanto, onde predomina a solidariedade orgânica, a coesão social não está assentada em crenças e valores sociais, religiosos, na tradição ou nos costumes compartilhados, mas nos códigos e regras de conduta que estabelecem direitos e deveres e se expressam em normas jurídicas: isto é, o Direito.