4) domínio Amazônico :
a) características do seu clima .
b) características da sua vegetação .
c) importância da evapotranspiração ( rios voadores ) e da autoadubação .
d) consequências do seu desmatamento .
denunciarei respostas que n tem nada a ver com a pergunta
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) O clima predominante na Amazônia é o equatorial úmido. Trata-se de uma região caracterizada por longos períodos de chuvas e a umidade do ar é elevada.
b) A floresta amazônica é uma floresta tropical densa, formada por árvores de grande porte.
A vegetação é dividida em:
Mata de várzea: localizada em áreas baixas, sofre inundações periódicas, conforme as cheias dos rios. Os solos da várzea são extremamente férteis devido aos sedimentos depositados pelas águas dos rios. Algumas espécies da várzea são: andiroba, jatobá, seringueira e samaúma.
Mata de igapó: localizada em áreas ainda mais baixas sofre inundação permanente, por esse motivo encontra-se sempre alagada. Para sobreviver a essa condição, as plantas apresentam estratégias e adaptações diferenciadas. Exemplos de espécies do igapó são: vitórias-régias, buritis, orquídeas e bromélias.
Mata de terra firme: encontrada na maior parte da floresta amazônica, não sofre inundações por localizar-se em áreas mais altas. A vegetação encontrada é de maior porte, como a castanheira.
c) A evapotranspiração é a perda de água da vegetação para o meio ambiente em forma de transpiração ou evaporação. No caso da Amazônia, a floresta recebe uma grande carga de umidade advinda do Oceano Atlântico que provoca chuvas na região.
A adubação é a prática agrícola que consiste no fornecimento de adubos ou fertilizantes ao solo, de modo a recuperar ou conservar a sua fertilidade, suprindo a carência de nutrientes e proporcionando o pleno desenvolvimento das culturas vegetais.
Dessa maneira, isso está relacionado diretamente à Amazônia.
d) O desmatamento da Amazônia contribui para o aumento do aquecimento global. Ele favorece o empobrecimento do solo, os processos erosivos e também o assoreamento dos rios. A cobertura vegetal é fundamental para a manutenção dos solos e a preservação dos seus nutrientes.