4. Diferentes espécies de peixes herbivoros marinhos do mesmo genero são encontradas
s regiões tropicais do Oceano Atlăntico, tanto na costa do Continente Americana, quanto
psta do Continente Africano.
Apos estudos sobre este grupo, foi possivel elaborar o diagrama e o quadro a quir, onde
espécies supostamente distintas foram representadas por diferentes letras.
a) Considerando os mecanis
de especiação como poderia ser explicado o surgimento
das espécies C e D a partir de uma espécie ancestral?
b) Das espécies citadas, qual delas mais se assemelha à espécie ancestral?
c) Que tipo de relaçãorinteraçã ecológica pode ocorrer entre D e E? Justifique sua resposta.
![](https://pt-static.z-dn.net/files/d89/2638611ead685994d0e610deaeaeefce.jpg)
Soluções para a tarefa
Considerando os mecanismos de especiação, o surgimento das espécies C e D a partir de uma espécie ancestral, poderia ter ocurrido por um isolamento de reprodutivo que é a separação de uma única espécie em duas ou mais espécies diferentes e é uma das condições mais importantes para o processo de especiação.
Das espécies citadas,aquela que mais se assemelha à espécie ancestral, é a espécie E, pois como podemos observar do gráfico, ele é a única espécie que não deriva de outra, senão que, é produto de uma reprodução direta do ancestral.
Enquanto que, o tipo de relação e interação ecológica pode ocorrer entre D e E é a relação bióticas intraespecíficas, e são aquelas estabelecidas entre organismos da mesma espécie.
Resposta:
a) As populações da espécie ancestral foram isoladas geograficamente. Depois, as populações isoladas acumularam diferenças genéticas, resultantes de mutações e seleção natural. Por fim, essas diferenças foram acumuladas até que as populações não conseguiram produzir descendentes férteis, ou seja, sofreram isolamento reprodutivo e, portanto, podem ser consideradas espécies distintas.
b) A espécie E.
c) Competição interespecífica. As espécies D e E ocorrem no mesmo continente, se alimentam do mesmo tipo de algas, têm o mesmo habitat e período de alimentação, ou seja, nicho ecológico semelhante, disputando, portanto, os mesmos recursos do meio.