4- Defina e dê exemplos de:
a) Ondas longitudinais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ondas longitudinais: propagam-se na mesma direção que o estímulo que as produz. Por exemplo: para produzirmos um som, a passagem do ar faz as cordas vocais vibrarem para frente e para trás, produzindo regiões de compressão e rarefação do ar. Essas regiões deslocam-se na mesma direção da vibração das cordas vocais.
Exemplo: para produzirmos um som, a passagem do ar faz as cordas vocais vibrarem para frente e para trás, produzindo regiões de compressão e rarefação do ar. Essas regiões deslocam-se na mesma direção da vibração das cordas vocais.
Resposta:
Dois exemplos de cada uma das alternativas serão: Corda, Som ; Micro-ondas, Raio X.
Vamos aos dados/resoluções:
É importante enfatizar que estamos falando sobre o campo da Ondulatória (envolvendo ondas mecânicas e eletromagnéticas), onde você pode obter uma vibração quando está ligando a onda "pra cima e pra baixo" e existe a propagação que quando fazemos "para frente", logo a diferença entre as duas se desenvolve da seguinte forma:
- Ondas Transversais - São ondas aonde a propagação e perturbação formam 90 graus, onde podemos visualizar todas as ondas eletromagnéticas, assim como alguns estabelecimentos de crossfit usam a corda dessa forma, propagando na horizontal porém a vibração está na vertical.
- Ondas Longitudinais - Em um onda longitudinal, é onde a perturbação e vibração se propagam na mesma direção e dessa forma, podemos pensar uma mola, onde a pressão acaba se perturbando e vibrando no mesmo sentido. Ou até mesmo no som dentro dos líquidos e gases.
Explicação:
acho que isso aí meu povo <3