4) De acordo com Nascimento (2002, p. 189), para a correta administração do conflito é importante que sejam conhecidas as possíveis causas que levaram ao seu surgimento. A administração de conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação. Os conflitos são inevitáveis e fazem parte do nosso cotidiano. Podemos dividir em três os tipos de conflitos que enfrentamos no nosso dia-a-dia: Análise a Tabela, na coluna o tipo de conflito e na coluna B o seu conceito. Coluna A - Conflito Coluna B - Conceito I - Conflitos intrapessoais 1 - É o que ocorre entre pessoas diferentes, a grande maioria do mesmo grupo social, podendo ser na família, no trabalho, etc. É a mesma estrutura do conflito interpessoal, mas entre duas ou mais pessoas. Podem ser caracterizados como conflitos intergrupais quando ocorrem entre grupamentos idênticos, como duas famílias. Dentro de cada família existe coesão. O conflito se encontra entre uma família e outra. Trabalhadores de uma empresa versus trabalhadores de outra empresa. Essa foram de conflito é a mais comum, não porque ocorra mais vezes, mas porque o conflito fica evidente entre as pessoas, as pessoas envolvidas acabam demonstrando suas divergências II - Conflitos Interpessoais 2 - Este tipo de conflito é resultado das dinâmicas organizacionais em constante mudança, muitas delas externas à empresa. Uma das principais causas dos conflitos organizacionais são as mudanças que ocorrem, principalmente, por pressão externa, do próprio mercado, que exige da organização uma adaptação às novas realidades, cada vez mais competitivas. Elas podem exigir alterações tecnológicas, estruturais ou comportamentais. III - Conflitos Organizacionais 3 - É o conflito interno, como chamamos popularmente. É a maneira como as pessoas usam suas capacidades de lidar com seus desejos, necessidades, aspirações, em relação aos valores e crenças internalizados. É a forma como você negocia com você mesmo e toma suas decisõ
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
O conhecimento dos tipos de conflito cotidianos nos leva a completar a tabela da seguinte forma:
- Conflitos intrapessoais: são os conflitos que acontecem dentro de cada um de nós, a partir de nossos pensamentos e tomadas de decisões (I - 3).
- Conflitos interpessoais: são aqueles que ocorrem entre as pessoas, e podem ocorrer em qualquer contexto ou grupo envolvendo uma questão em comum, um objeto conflituoso (II - 1).
- Conflitos organizacionais: são aqueles que surgem dentro de organizações, formados por um evento externo que de certa maneira veio a abalar a equipe (III - 2).
Por que é importante saber o tipo de conflito?
Para se saber como lidar com ele, pois para cada tipo há uma solução diferente. Vejamos:
- Em conflitos intrapessoais, cada um de nós pode utilizar técnicas de autoconhecimento, para que assim possamos lidar melhor com esses conflitos internos.
- Nos conflitos interpessoais, o que pode ser útil é encontrar o que seria esse ponto em comum de uma necessidade não atendida, trabalhando-se a partir daí em uma autocomposição para resolução do conflito.
- Já com relação aos conflitos organizacionais, há uma importância maior de métodos que gerem a união dos membros da organização, com o posicionamento de líderes e remanejamento dos objetivos organizacionais.
Para ver uma questão envolvendo conflitos no ambiente de trabalho:
https://brainly.com.br/tarefa/51941596
#SPJ4
Perguntas interessantes
Administração,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Informática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
I-3, II-2, III-1