4. Considere o carvão vegetal e responda:
a) Por que esse carvão é chamado de vegetal? Existe outro que não o seja?
b) Por que se recorre ao calor para fabricá-lo?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Tanto o carvão ativado (ou ativo) quanto o carvão da churrasqueira são do tipo vegetal. A principal diferença entre eles é a matéria-prima e o tamanho da partícula. O carvão ativado é proveniente da queima da cortiça, de lascas de madeira, e por isso ele é bastante poroso e está em forma de pó. O carvão da churrasqueira vem da lenha, de uma madeira mais dura e, mesmo que você triture, ele não vira pó.
Por ser poroso, o carvão ativado é comparado a uma esponja, olhando com um microscópio superpotente é possível ver isso claramente.
Essa alta capacidade de absorção, deu ao carvão ativado a função de tratar os casos de intoxicação. Quando uma pessoa intoxicada por produtos químicos ou veneno chega à emergência, os médicos aplicam doses concentradas de carvão ativado diretamente no estômago, via sonda. Após alguns minutos, o carvão é aspirado para fora. Nesse caso, ele absorve o conteúdo tóxico.
Além disso, o carvão ativado é usado em filtros de água para absorver as impurezas, mas uma curiosidade interessante é que ele não absorve água. Isso ocorre porque a composição química do carvão faz com que ele tenha mais afinidade com componentes oleosos.
Estética - O carvão ativado vem se destacando na estética. Com o alto poder de absorção e a afinidade com o óleo, ele é indicado para controle da oleosidade da pele.
O carvão ativado também tem sido usado como uma forma sustentável para dar cor aos produtos, tendo em vista que é uma fonte vegetal.
Produtos que usam o carvão ativado: shampoo a seco - ajuda a eliminar a oleosidade e dá cor aos fios. Bom para quem tem o cabelo grisalho e quer disfarçar. Máscara da face - controle da oleosidade. Sabonete - também controla a oleosidade, entre outras coisas