Português, perguntado por alejarevelo4033, 1 ano atrás

4. Considere este pensamento de Olga:


"E a terra era dele? Mas de quem era, então terra abandonada que se encotrava por aí? [...] Por que esse acaparamento, esses latifúndios inúteis e improdutivos?" Sabendo que a obra triste fim de Policarpo Quaresma foi escrita durante a República Velha (1889-1930), em que predominavam os interesses da oligarquia rural, responda:

A. Que relação há entre esse trecho e o contexto sociopolítico da época?


B. Para que tipo de mudança social e econômica apontam as reflexões de Olga (e do próprio Lima Barreto) sobre o assunto?

Soluções para a tarefa

Respondido por sleepblow
180


Esse exercício faz referência a um trecho de Triste Fim de Policarpo Quaresma, romance do autor brasileiro Lima Barreto.
a) A relação entre o pensamento de Olga em destaque e o contexto sociopolítico é a questão dos grandes latifúndios. O período da República Velha foi muito conhecido pela chamada "política do café com leite", em referência ao monopólio político das regiões de São Paulo e Minas Gerais, grandes produtores de café e leite. Logo, o pensamento de Olga critica o acúmulo de terras nas mãos dos grandes produtores, enquanto os pequenos agricultores não tinham acesso a terras produtivas para trabalhar.
b) A mudança apontada pelas reflexões da personagem e do autor apontam para a reforma agrária, assunto que se estende praticamente desde a chegada dos colonizadores ao Brasil até a atualidade.

Respondido por thaissacordeiro
53

A. Apresenta o cenário político na época da República Velha que iniciou em 1889 e durou até 1930. Esse período ficou marcado pela 'política do café com leite', monopólio criado por Minas Gerais e São Paulo com apoio do governo federal para alternância de poder somente entre esses grandes produtores de café na época.

Nessa época havia o mecanismo de poder que eram usados para sustentar as oligarquias existentes ainda na Primeira República do Brasil.

A personagem Olga faz uma crítica a esse monopólio, uma vez que uma pequena parte é 'dona da terra', sendo que ela não apresenta nenhuma utilidade, sem plantação, etc. E as demais pessoas não tinham acesso às terras.

B. A mudança social e econômica prevista por Olga e Lima Barreto nos fazem acreditar na Reforma Agrária, visando a distribuição de terra para que assim todos tenham condição de produzir.

Continue estudando sobre a República Velha em https://brainly.com.br/tarefa/13225097

Obs: Foto de Lima Barreto.

Abraços!

Anexos:
Perguntas interessantes