Português, perguntado por vitoriamullerrosa, 11 meses atrás

4.Considerando o conto O enfermeiro, é correto afirmar que, na obra de Machado de Assis:

a) os impulsos doentios e as atitudes criminosas do homem são dois de seus principais temas.

b) os comportamentos humanos são analisados em função das relações sociais.

c) são constantes as referências religiosas e bíblicas, atestando a confiança do homem que obedece à moral cristã.

d) os personagens se conduzem de acordo com as normas éticas universais, mesmo quando infringem as leis dos homens.

e) os negros surgem como personagens secundários, em posição de servos incompetentes, justificando-se, assim, a existência do regime escravocrata. “Já sabe que foi em 1860. No ano anterior, ali pelo mês de agosto, tendo eu quarenta e dois anos,

Soluções para a tarefa

Respondido por Pathyunicabelesa
18

Resposta:

B

Explicação:

Na mesma visão da psicologia social, somos tanto bons como maus. As personagens de Machado de Assis parecem se ajustar a essa visão do ser humano, pois, sem serem essencialmente más, podem, em determinadas circunstâncias, praticar atos violentos contra terceiros.

O Enfermeiro é uma obra de Machado de Assis que traz Procópio como um dos personagens. O homem fica com toda a herança de Felisberto.

Procópio termina o conto com toda a herança e não distribui aos que precisam. Ele havia prometido que iria fazer caridade.  O personagem foi responsável pela morte de Felisberto, depois de o estrangular.

A obra de Machado de Assis retrata a história de um homem que sempre é maltratado por Felisberto, e que no fim, resolve fazer justiça devido a tudo o que passou.

Abraços!

Respondido por alanasantosf
1

Sobre o conto "O enfermeiro" é possível afirmar que: os comportamentos humanos são analisados em função das relações sociais. Alternativa B está correta.

Compreendendo o conto

O conto  "O enfermeiro" de Machado de Assis se trata de uma obra publicada pela primeira vez no ano de 1968, onde se tem a narrativa construída sobre o personagem Procópio, que logo no início da obra recebe uma grande proposta de trabalhar como enfermeiro.

Na obra é possível compreender as relações sociais estabelecidas no ambiente, em que o Coronel, apesar de uma péssima pessoa, possui muito dinheiro, e Procópio passa a se subordinar a ele na perspectiva de conquistar uma maior renda. Até a chegada do fatídico momento que Coronel morre em suas mãos, e momentos depois descobre que toda a herança foi deixada para ele.

Leia mais sobre o conto "O enfermeiro" em: https://brainly.com.br/tarefa/7091361

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes