4. Como podemos se expressa na linguagem não verbal?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Seja natural
O conjunto das expressões faciais, posturais e corporais de cada pessoa é único. Logo, tentar imitar o modo com que o outro apresenta um trabalho é um dos piores erros que você pode cometer.
2. Movimente-se
Não fique parado durante toda a apresentação. Movimente-se com naturalidade e elegância a fim de aumentar a interação com o público e também para não se sentir desconfortável.
3. Gestos
A linguagem corporal pode passar uma imagem muito diferente do que você deseja falar.
Imagine a seguinte situação: O seu amigo está te contando sobre uma situação muito engraçada, mas ele permanece o tempo inteiro com as mãos no bolso e sem expressar nenhum sorriso.
Você logo vai ficar confuso e pensar que tem algo estranho, não é mesmo?
Em uma apresentação também é assim. Procure deixar os braços mais soltos que o do amigo do exemplo anterior, mantendo os braços à frente do seu corpo e acima da linha da linha da cintura.
Procure fazer movimentos com a palma das suas mãos voltadas para cima, é um gesto que demonstra maior afinidade com a plateia, visto que dá a entender que você está sugerindo algo e não dando ordens.
Também é importante ficar atento ao movimento das suas pernas. Evite apoiar o peso da sua perna em uma só ou encostar em algum objeto.
O mais indicado é manter as pernas levemente afastadas, mas sem rigidez, a fim de manter o equilíbrio.
Isso quer dizer que você consegue ler os pensamentos do outro através do gesto do corpo? Não, mas é possível ter uma ideia - através dos gestos - se a pessoa está confortável ou não com a situação que se encontram
4. Mantenha o contato visual
Não olhar nos olhos do público durante a apresentação é sinal de timidez. Lembre-se que tão importante quanto os gestos, são as suas expressões faciais
Logo, se você não se sente confortável em começar a sua apresentação olhando para o público, comece olhando para um ponto fixo, acima da plateia, e vá descendo o seu olhar na direção das pessoas gradualmente.
5. Pratique