4)Como foi o segundo golpe de Napoleão?
Soluções para a tarefa
Resposta: O Golpe do 18 Brumário foi um golpe de estado ocorrido na França, e que representou o fim da Revolução Francesa, a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder e a consolidação dos interesses burgueses no país. No calendário revolucionário francês, este dia ocorreu em 18 de brumário do ano IV (9 de novembro de 1799 no calendário gregoriano).
Passados 10 anos do início da Revolução Francesa, o país vinha sendo governado por um colegiado de líderes chamado de Diretório. Napoleão havia retornado de sua desastrosa campanha no Egito, e a França sofria com revoltas internas, além de uma ameaça real de invasão da Segunda Coalizão (forças reunidas pelos monarcas europeus liderados pelos Habsburgo e pela Rússia para acabar com a França Revolucionária).
cara olha o que eu achei na minha pesquisa.
O Golpe de Estado na França em 2 de Dezembro de 1851, engendrado por Luís Napoleão Bonaparte (na época Presidente da Segunda República Francesa), terminou com a dissolução da Assembleia Nacional Francesa e o estabelecimento do Segundo Império Francês no ano seguinte. Luís Napoleão, sobrinho de Napoleão Bonaparte, tornou-se assim, da mesma forma que seu tio, imperador da França com o nome de Napoleão III. O episódio é analisado em O 18 de Brumário de Luís Bonaparte, de Karl Marx, que se refere ao golpe de Luís Napoleão como uma "parodia do império", em analogia com o golpe do 18 Brumário, protagonizado por seu tio. [1]
Como presidente, Luís Napoleão estabeleceu o sufrágio universal masculino (anteriormente abolido pela Assembleia). Suas decisões e a extensão do seu mandato por 10 anos foram popularmente aprovados por referendo.
Luís Napoleão Bonaparte pretendia permanecer no poder apesar da rejeição da emenda constitucional. Assim, dissolveu a Assembleia Nacional e se tornou ditador, um ano antes da proclamação do Império - o qual que deixaria de existir durante a guerra franco-prussiana, quando Luís Napoleão (ou Napoleão III) acabou sendo capturado na Batalha de Sedan, em 1º de dezembro de 1870.