4. Como entender uma afirmação kantiana "A intuição sem conceitos é cega, os conceitos sem intuição são vazios"?
5. Como Kant destaque o objeto de conhecimento? 6. Qual o sentido da distinção kantiana entre o objeto e a coisa-em-si na Crítica da razão pura?
7. Qual o princípio básico da ética kantiana?
8. O que significa para Kant o imperativo categórico?
Soluções para a tarefa
Resposta:
4) Como entender a afirmação Kantiana: “as intuições sem conceitos são cegas, os conceitos sem intuições são vazios”?
Tal afirmação kantiana é corolário (conseqüência), da teoria do conhecimento de característico construtivista. Isto significa dizer que o que se conhece não é o real (a coisa-em-si), mas sempre o real em relação como sujeito do conhecimento. Assim, para Kant o mundo numênico, a realidade considerada em si mesma, pode ser pensada, mas não conhecida; o que na verdade se conhece é o mundo fenomênico que é a realidade da experiência. Daí que diz Kant que “a intuição sem conceitos é cega, os conceitos sem intuição é vazio”.
5) Como Kant caracteriza o objeto do conhecimento?
O objeto do conhecimento é o fenômeno, que é a realidade de nossa experiência sensível.
7) Qual o princípio básico da ética kantiana?
O imperativo categórico – obedece à lei pela própria lei e não por outro motivo.
8) O que significa para Kant o imperativo categórico?
Toda ação exige a antecipação de um fim, o ser humano deve agir como se este fim fosse realizável.
O dever pelo dever.
4 - Para Kant a realidade pode ser pensada, mas não realmente conhecida, desse modo, a intuição sem um conceito é algo totalmente cego, ou seja, se você não conhece o conceito daquela coisa ela pode não ser conhecida.
O conhecimento das coisas e suas características.
Assim, é de suma importância que nós busquemos a educação e o conhecimento.
5 - Para Kant o principal objeto de conhecimento é fenômeno.
6 - O objeto do conhecimento em si é chamado de fenômeno, que faz parte da experiência sensível do ser humano.
7 - O principal principio da ética Kantiana é o fato das pessoas seguirem as normas e a lei pelo fato de serem leis e não por motivos alheios.
8 - Toda ação exige a antecipação de um fim, o ser humano deve agir como se este fim fosse realizável, afim, de sempre estar vendo o resultado antes da ação.
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