Pedagogia, perguntado por veradasilvaveralucia, 1 ano atrás

4) Chauí (2012) ressalta quatro pontos nos quais podemos notar a ruptura maquiavelista com a tradição política: I. Para Maquiavel não há qualquer fundamento anterior e exterior à política: nem razão, nem Deus ou Natureza. II. Já que a sociedade é dividida na sua origem, jamais poderá se compor como uma comunidade homogênea, única, lutando por um objetivo como o bem comum. Maquiavel diz que essa imagem falsa de unidade social é uma arma que os poderosos utilizam para ludibriar, oprimir e comandar o povo, como se os interesses dos grandes e dos populares fossem únicos, como se todos fossem irmãos vivendo em harmonia na comunidade. III. Maquiavel recusa a figura do Bom Governo encarnada no príncipe virtuoso, portador das virtudes cristãs, das virtudes morais e das virtudes principescas. O que significa que o príncipe deve ser respeitado e temido, o que só é possível se não for odiado. A virtude política do príncipe aparecerá na qualidade das instituições que souber criar e manter e na capacidade que tiver (fortuna ou sorte) para enfrentar as ocasiões adversas. IV. Maquiavel rejeita a divisão clássica dos regimes políticos, assim como suas formas ilegítimas. Na visão maquiavelista, todo regime político, com qualquer origem ou forma, poderá ser legítimo ou ilegítimo. O critério para medir a legitimidade ou a ilegitimidade é a liberdade. É correto o que se afirma em: Alternativas: a) I, II, III e IV. b) I e IV. c) I, II e III. d) I, II e IV. e) II e IV.

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Respondido por edwardparisiolp7etu1
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