Biologia, perguntado por evelybecker, 4 meses atrás

4-(Cesgranrio - RJ) Tem sido verificado que aproximadamente 25% dos casos de hemofilia A em meninos são decorrentes de mutações novas, isto é, a doença se manifesta em meninos que não tem história familiar de hemofilia."(Handin R.I., BLOOD AND PRACTICE OF HEMATOLOGY, 1955). Quando nos debruçamos sobre a hemofilia, aprendemos que ela é mais comum nos homens porque: * 10 pontos A) os homens são mais propensos à doença devido à influência do hormônio testosterona. B) sendo uma herança ligada ao sexo, é suficiente nos homens apenas um alelo para que a doença se manifeste. C) mulheres hemofílicas precisam de dois alelos dominantes, ao passo que os homens só necessitam de um alelo. D) mulheres hemofílicas morrem nos primeiros sangramentos menstruais. E) é causada por um alelo típico do cromossoma Y, que é masculinizante.​

Soluções para a tarefa

Respondido por oMoises
1

Resposta:

B

Explicação:

A hemofilia se deve à presença de um gene recessivo ligado ao sexo. É muito mais comum em homens do que em mulheres, posto que para se manifestar em mulheres deve estar presente em seus dois cromossomos (XhXh) e nos homens basta estar presente apenas em um cromossomo (XhY), o X que é sempre herdado da mãe.

*O "h" representa a hemofilia;  o "H" representa a normalidade.

*Mulheres hemofílicas são muito raras (XhXh), pois os cruzamentos capazes de produzi-las têm chance muito pequena de ocorrer. É necessário que um homem hemofílico (XhY, pouco comum) se case com uma mulher XHXh, também pouco comum, para nascerem filhas hemofílicas.

Perguntas interessantes