4. Caso clínico: Infecção do Trato Urinário (ITU)Jovem, 16 anos, acompanhada pelo pai, deu entrada no ambulatório para consulta médica. Refere intenso ardor ao urinar, sensação de urgência e aumento da frequência urinária, que interfere no padrão de sono. Nega dor lombar, comorbidades e tratamento medicamentoso. Relata hábito de retardar a micção quando está ocupada. Estima ingestão hídrica inferior a 800 ml/dia. Hipótese diagnóstica: infecção do trato urinário (cistite bacteriana). Foram solicitados exames. A urinálise revelou leucocitúria e a urocultura foi positiva para Escherichia coli. A paciente foi tratada inicialmente com amoxicilina, mas retornou ao ambulatório após 3 dias com relatando agravamento dos sintomas. Foi iniciada terapêutica com fluoroquinolona e a paciente se recuperou completamente. Interpretação do Caso: ITU ou infecção do trato urinário ocorre pela colonização por agentes infecciosos, com invasão tecidual, em qualquer parte do trato urinário. A cistite (infecção na bexiga) é causada geralmente por enterobactérias, principalmente Escherichia coli, que pode avançar para ureter e rim, causando pielonefrite. Com frequência, as contaminações ocorrem por E. coli do intestino do próprio paciente. Atualmente, Enterobactérias multirresistentes (Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Proteus mirabilis etc.) respondem por mais de 25% dos isolados em infecções urinárias na comunidade. Responda as questões "a", "b", "c" e "d" a seguir, considerando o relato de caso.
A bactéria causadora da infecção é Gram positiva ou Gram negativa? Descreva esse tipo de parede e comente o seu papel na patogenicidade da bactéria.
Qual é a principal estrutura que provavelmente permitiu que a E. coli tenha colonizado a uretra e chegado até a bexiga da paciente?
c) A E. coli do caso é resistente a antibióticos ß-lactâmicos. Qual é o provável mecanismo de resistência? Como provavelmente essa E. coli tornou-se resistente a esses antibióticos
d) Sugira duas medidas profiláticas de rotina para a paciente, prevenindo novas infecções urinárias
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
a) E. coli é uma Bactéria Gram Negativa em formato de bastonete. Bactérias gram negativas possuem parede celular mais fina, devido à fina camada de ácido teicoico e peptidoglicano que a constitui.
b) flagelos que conferem motilidade à bactéria.
c) pelo uso indiscriminado de antibióticos.
b) higienização correta, evitando contaminação do trato urinário.
emillyvidal22:
Muito obrigada!
Perguntas interessantes
Química,
3 meses atrás
Biologia,
3 meses atrás
ENEM,
3 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás