4)
Através de investigações os cientistas obtiveram conhecimentos importantes sobre o interior da Terra, a perfuração mais profunda chegou 12 km abaixo da superfície terrestre. Vários conceitos nos permitem entender e esclarecer melhor a dinâmica do nosso planeta. Relacione alguns termos importantes apresentados no conteúdo.
•Litosfera e astenosfera
•Teoria da deriva continental a Teoria da Tectonica de Placas.
Soluções para a tarefa
A litosfera é a camada mais externa do planeta terra, caracterizada por ser sólida. Trata-se de uma região dotada de espessura variável e que para que perfurações até o interior da terra, esta deve ser a primeira barreira a ser superada.
Posteriormente, cita-se a Astenosfera, zona superior do manto terrestre, que se encontra ainda mais a fundo.
A teoria Continental, bem como a teoria das placas tectônicas foram essenciais para a compreensão de que há bilhões de anos atrás, os continentes formavam uma grande massa, e que apenas um único oceano existia.
Resposta:
Apesar de Alfred Wegner conseguir comprovar uma série de evidências sobre a deriva dos continentes, ainda faltava a explicação para a força motora que movimentava os continentes para convencer a comunidade científica.
Essa explicação somente aconteceu quando os cientistas deram-se conta de que as correntes de convecção do manto (astenosfera) da Terra poderia empurrar e puxar os continentes à parte, formando uma nova crosta oceânica, por meio do processo de expansão do assoalho oceânico. Enfim, a teoria da tectônica de placas veio a ser comprovada e explicada pela comunidade científica.
Explicação:
tá aí a correção