4. As cidades médias brasileiras, denominadas de capitais ou centros regio dinâmica diferente das metrópoles. Repensando as cidades médias brasileiras no contexto da globalização O processo de globalização e desenvolvimento tecnológico vêm redefinindo o papel das cidades denominadas médias e intermediárias na organização urbana, tendo em vista a sua vitalidade econômica, altas taxas de crescimento populacional e indices de qualidade de vida, porquanto são diferentes os níveis de integração dos lugares e, sendo assim, as cidades integram-se na rede urbana mundial com ritmos e intensidades diferentes, decorrência de aspectos que envolvem questões políticas, econômicas, sociais e culturais. > Os diferentes níveis de integração dos lugares, citados no texto, advindos das cidades médias, são caracterizados como (A) compradoras de insumos internacionais para distribuição regional. (B) concentradoras econômicas regionais e globais de produção. (C) influenciadoras em escala regional de comércios e serviços. (D) produtoras de alta tecnologia apenas para venda regional e local.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A resposta correta acerca das cidades médias é a Letra C: Influenciadoras em escala regional de comércios e serviços.
As cidades médias são comumente referenciadas como Centros Regionais, que apresentam destaque a nível de zona em um estado federativo ou país. São centros de referências para as cidades menores ao redor, pois possuem uma maior concentração e oferta diversificada de serviços.
Na hierarquia urbana, as cidades médias ou centros regionais apresentam grande relevância para as cidades vizinhas e para a produção de riquezas dentro de um estado. São exemplos de centros regionais: a cidade de Campina Grande na Paraíba e a cidade de Caruaru em Pernambuco.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas interessantes
ENEM,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Física,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Saúde,
11 meses atrás