4 – Aprendemos que os sindicatos e os movimentos sociais são organizações que reivindicam melhores condições de vida e de trabalho para a população. Ao mesmo tempo aprendemos que, como qualquer instituição social, são passíveis de críticas. As críticas não são como um exercício de difamação, mas como um exercício que contribui para a melhoria do grupo. Assim, vamos analisar um sindicato a partir da nossa realidade de Educação no estado de Minas Gerais: o Sind-Ute/MG. O Sind-Ute/MG é considerado o segundo maior sindicato brasileiro, pois ele representa todas as trabalhadoras e todos os trabalhadores da educação no estado de Minas Gerais. Pesquise as ações do Sind-Ute/MG no contexto de pandemia da Covid 19. O que esse sindicato tem feito como ação para as trabalhadoras e os trabalhadores? Qual o impacto dessas ações para os estudantes? O que você faria como alternativa nesse momento?
ea6689360:
concordo
Soluções para a tarefa
Respondido por
295
Dentro de uma ótica trabalhista os sindicatos atuam diretamente na proteção por interesses econômicos, políticos e até mesmo sociais de seus associados.
Deste modo, os sindicatos dos trabalhadores, são responsáveis pela organização de greves e manifestações voltadas para a melhoria salarial e das condições de trabalho da categoria.
Quanto aos seus desafios, vemos um direto impasse dos sindicatos com empresas que não cumprem com seus direitos em relação aos funcionários gerando assim diversos debates e problemáticas entre ambos.
insistentemente do governo do Estado o
cumprimento da Lei do Piso Salarial Profissional
Nacional (PSPN) e a nomeação de trabalhadores
concursados, para ficar no cumprimento legal das
questões salariais e educacionais.
pelo caráter público da Educação, laico, gratuito e
de qualidade social, quando se posiciona contra a
Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020
do fim dos serviços
Perguntas interessantes
Português,
4 meses atrás
Biologia,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Ed. Física,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás