4.Após a renúncia de Jânio Quadros, greves e paralisações fortaleceram os movimentos de esquerda, provocando o período de tensões que antecedeu a queda de João Goulart. A derrubada do Governo João Goulart – em 1o de abril de 1964 – está inspirada na interpretação de que o País estava sendo campo de uma verdadeira guerra revolucionária. Segundo se afirmava, destinava-se esta a instaurar a República Sindicalista. IANNI, Octavio. O Colapso do populismo no Brasil. 3a ed. RJ: Civilização Brasileira, 1975, p. 142 O populismo no Brasil, a cuja crise o texto se refere, pode ser associado:
(10 Pontos)
a ) Ao processo de extinção dos partidos políticos e à proposta de substituí-los pelos sindicatos.
b) À guerrilha praticada pelos movimentos de esquerda com vistas à implantação do socialismo.
c) Às aspirações das classes populares ao papel de protagonista no cenário político brasileiro.
d )Ao paternalismo dos políticos brasileiros inaugurado por Arthur Bernardes.
e) Aos benefícios, como o PIS e o PASEP, concedidos às camadas populares do Brasil.
Soluções para a tarefa
É correta a alternativa D, tendo sido o Populismo caracterizado, sobretudo, por uma forma dos governantes no Brasil (e em outros países da América Latina, como México e Argentina) se apresentarem aos governados como os "pais dos pobres".
No Brasil o maior expoente disto foi Getúlio Vargas, que se tornaria o símbolo deste movimento no Brasil, mas que também esteve presente nas presidências de Arthur Bernardes (que presidiu entre 1922 e 1926), de Juscelino Kubitscheck e de João Goulart. Esta corrente política era nacionalista, usava fortemente da propaganda para se manter no poder e frequentemente se associava com os movimentos políticos de massa.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/7661887
Resposta:alternativa D. ..
Explicação:
Espero ter ajudado