4 - Ao longo dos anos, as características atômicas foram sendo desvendadas pelos cientistas. Foi um processo
de descoberta no qual as opiniões anteriores não poderiam ser desprezadas, ou seja, apesar de serem ideias
ultrapassadas, fizeram parte do histórico de descoberta das características atômicas.
Vários foram os colaboradores para o modelo atômico atual, dentre eles Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr.
Abaixo você tem a relação de algumas características atômicas, especifique o cientista responsável por cada
uma destas teorias:
I. O átomo é comparado a uma bola de bilhar: uma esfera maciça, homogênea, indivisível, indestrutível e
eletricamente neutra.
II. O átomo é comparado a um pudim de ameixas: uma esfera carregada positivamente e que elétrons de carga
negativa ficam incrustados nela.
III. Atomo que apresenta um núcleo carregado positivamente e ao seu redor gira elétrons com carga negativa.
IV. Atomo em que os elétrons se organizam na forma de camadas ao redor do núcleo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Dalton
b) Thomson
c) Rutherford
d) Bohr
Explicação:
O modelo atômico proposto por Dalton constituía de uma bola de bilhar, indestrutível, indivisível, neutra e homogênea. A ideia de prótons, nêutrons e elétrons nem sequer passava pela cabeça de Dalton, digamos. Significaria que é divisível. Além disso, com o tempo, os modelos atômicos foram sendo corrigidos.
b) Thomson. Aqui, os prótons já tinham sido descobertos e os elétrons são descobertos também. Para Thomson, o átomo era comparável a um pudim de passas, em que o pudim era o próton, por assim dizer, e os elétrons eram as passas incrustadas no pudim - "o grande próton".
c) Rutherford. Para Rutherford, o modelo atômico já é como o Sistema Solar, com o núcleo positivo no centro e os elétrons (eletrosfera) girando ao redor, como planetas.
d) Bohr. Bohr começa a desenvolver mais o modelo atômico. Para ele, além da eletrosfera e núcleo, havia um organização em camadas dos elétrons na eletrosfera. Camadas energéticas.
Obs.:
Só uma curiosidade:
A ideia dos fogos de artifício, por exemplo, pode ser explicada pelo modelo de Bohr. Isso acontece porque, certos tipos de substâncias, quando aquecidas, têm seus elétrons excitados (ganham energia), fazendo pular uma camada para mais perto do núcleo. Porém, aquele local é instável para ele, então o elétron tem de voltar para seu lugar - mais longe do núcleo. Para isso, ele libera energia. Nos fogos de artifício, a energia é liberada e percebida nas diferentes cores que cada átomo específico de substância libera, como o Sódio, por exemplo, que emite Amarelo.
Resposta:
Pessoal, eu sou a mesma que respondeu logo acima, só vim fazer uma correção. Quando os elétrons ficam excitados, eles pulam da camada menos energética para a mais energética, o que significa que eles pulam de uma mais interna para uma mais externa. Por causa da instabilidade, eles acabam liberando essa energia e voltando para sua camada original.
Explicação: