4. Analisando o texto, você considera
importante o fator apresentado pelos
alunos referente a dificultar e a
facilitar o jogo? Concorda com o
apresentado? Acrescentaria nestas
duas situações de jogo outros
fatores julgados necessários?
Suara
Soluções para a tarefa
Resposta:
- Cade o texto presisa do texto pra analisa ne pra saber a resposta sem isso não posso ajudar não descupa
Texto:
Jogo e Esporte, Cooperação e Competição
A opção em jogar com o outro ou jogar contra o outro.É a estrutura social que determina se os membros de uma determinada sociedade irão competir ou cooperar entre si. Esta é a conclusão a que chega a antropóloga Margareth Mead sintetizando opinião de vários pesquisadores.COOPERAÇÃO: é uma situação em que para o objetivo de uma pessoa ser alcançado, todos os demais deverão alcançar os seus respectivos objetivos.
COMPETIÇÃO: é quando para que um dos membros alcance os seus objetivos, os outros serão incapazes de atingir os deles.
No jogo e no esporte, encontramos situações evidentes da diferença entre competir e cooperar. O Professor Fábio Brotto narra a experiência vivida durante o intervalo entre o 1° e o 2° tempo de um jogo. O professor pediu que seus alunos identificassem os fatores que dificultam a realização do objetivo do jogo. E eles responderam:
- Individualismo - Desconfiança
- Falta de clareza de objetivos ,- Ausência de comunicação - Competição, - Pressa
- Falta de organização e planejamento - Ausência de liderança
Assim, pediu que refletissem e procurassem soluções para os problemas apresentados. Ao final da partida, questionou os alunos a respeito dos fatores que facilitam o jogo. Estes apresentaram as seguintes situações:
- Clareza de objetivos - Solidariedade
- Confiança e respeito mútuo - Comunicação aberta
- Cooperação - "Parar para pensar"
- Criatividade - Liderança de todos
- Paciência
Em qual das situações você se sentiria melhor ao participar de um jogo?
Do livro Jogos Cooperativos, de Fábio Otuzi Brotto – Projeto Cooperação, 2001
Cara aluno, caro aluno,
O texto traz informações sobre a cooperação e a competição que extrapolam as práticas esportivas O jogo pode e deve ser um bom exercício de convivência para que as pessoas possam relacionar-se com mais respeito. Que compreendam que as conquistas e fracassos são resultantes de como se estabelece o contato com as outras pessoas, as oportunidades oferecidas e a nossa capacidade de aproveitá-las. O ser competitivo é aquele que adquire competências para se apresentar de modo diferenciado no mundo, e não o que subjuga o outro para vencer. Aquele que compreende o mundo como uma rede de relações e interdependência tem maiores possibilidades de obter sucesso. O modo com que nos colocamos no mundo é uma opção que fazemos... diariamente.