4. Ana, José, Marcelo e Joana têm 10 anos de idade e são colegas na escola. O sangue de Ana é do tipo O; o de José, do tipo A; o de Marcelo do tipo B; o de Joana, do tipo AB. As crianças não são irmãs e cada uma delas é filha biológica de um dos casais abaixo: Com base nas informações do texto e nas ilustrações, responda:
a) Lembrando que Ana, José, Marcelo e Joana não são irmãos, diga quem é filho de quem:
b) Se Marcelo sofresse um acidente e necessitasse de uma transfusão sanguínea, qual (is) tipo (s) de sangue ele poderia receber?
c) Em termos percentuais qual é a probabilidade de o casal 2 ter uma FILHA com sangue do tipo A?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)Ana-casal1
José-casal3
Marcelo-casal4
Joana-casal2
b)ele pode receber sangue do tipo B e O
c)de 50%
Espero ter ajudado mesmo em dúvida.
a) os filhos respectivos de cada casal são:
- Casal 1: Ana
- Casal 2: Joana
- Casal 3: José
- Casal 4: Marcelo
b) Marcelo só poderia receber transfusão de sangue do tipo B e O, pois ele possui tipo sanguíneo B. O sangue O - é doador universal, pois não possui anti aglutinina.
c) As chances do casal 2 terem uma filha do tipo A é de 50%. Pois, somente a sua mãe possui o tipo sanguíneo que permitiria essa formação.
Sistema ABO
O sistema ABO é o sistema que classifica os tipos sanguíneos. Eles são divididos em:
- A
- B
- AB
- O
Esses quatro tipos de sangue são marcados pela presença de aglutinogênios e aglutininas. O alelo Iª é responsável pela garantia que o sangue tenha aglutinogênio A.
O alelo Ib é responsável pelo aglutinogênio B. E o alelo i não se responsabiliza pela produção de nenhum aglutinogênio. Sendo assim, cada pessoa só pode receber doação do sangue que possui o mesmo aglutinogênio que o seu ou do O-, que é doador universal.
Entenda mais sobre o sistema ABO em: https://brainly.com.br/tarefa/33528891
#SPJ2