4- Agora e com você. Você escreverá uma crônica a partir da observação de uma cena cotidiana, de um fato publicado no jornal ou de uma reflexão sobre um tema contemporâneo. Para escrever o seu texto. faça um levantamento de possíveis temas que poderiam fazer parte de sua crônica. Lembre-se de que na crônica o autor observa os detalhes e registra as cenas e reflexões de modo subjetivo. É a linguagem que vai caracterizar o estilo do cronista. Planeje sua produção a partir dos elementos a seguir: Motivo da crônica Observação de uma cena ou fato; reflexão sobre um tema atual: comentário so- bre um fato cotidiano. Personagens Descrição detalhada ou geral. Narrador Em 1 (participa/participou do acontecido) ou 3a pessoa (apenas testemu- nhou/observou os fatos, sem ter participado deles) Tempo Momento em que se passa a cena ou lembranças de momentos do passado. Espaço Descrição detalhada ou geral (local em que os fatos ocorrem/ocorreram) Enredo Qual a intenção do texto: emocionar, provocar humor ou fazer refletir (denun- ciar/criticar)
Soluções para a tarefa
Escrevendo uma crônica a partir do cotidiano em primeira pessoa, temos:
"Todos os dias, acordo de manhã bem cedinho e sinto um calafrio daqueles.
Entretanto, não é apenas um calafrio qualquer. É esta maldita temporada do ano que me faz sentir como se estivesse na Antartida, todo molhado e sem nenhum tipo de roupa, sequer.
Embora, esse período do inverno me faz lembrar dos tempos de escola, que, sinceramente, eram inexplicavelmente incríveis.
De segunda à sexta (às vezes aos sábados também) eu acordava às 6h da manhã, pra estar naquele presídio conhecido como colégio às 7h. Era uma hora de dor e sofrimento até chegar naquele lugar.
Mas assim que chegava, tudo valia à pena, pois estava perto de amigos queridos."
A intenção do texto foi fazer os leitores refletirem.
Resposta:
Todos os dias acordo de manhã ao nascer do sol, e sinto a brisa fria contra minha pele.
Com tudo, não é apenas uma brisa fria qualquer, e a temporada do ano que tanto me agrada, como se até o sol estivesse sentindo o frio.
Embora esse período do inverno me faça lembrar do aroma do achocolatado quente, o som da chuva contra o solo é o cheiro das páginas do livro.
Essa sempre será minha estação favorita.
Explicação: Espero ter ajudado :)