Direito, perguntado por hanaparaiso, 10 meses atrás

4.A "Teoria Crítica" é crítica da "Teoria Tradicional" sob um ponto de vista ético, admitindo a impossibilidade de abandono absoluto com as realizações teóricas passadas, diferencia ambas propostas quanto à atitude do sujeito, ou seja, na relação do cientista para com a sociedade. Acerca da "Teoria Crítica", insira V para verdadeiro e F para falso: (    ) Teoria crítica é uma concepção teórica que não perde de vista seu contexto social de origem e sua possibilidade de aplicação prática. (    ) A Teoria crítica, buscando edificar o pensador social num agente de transformação, parte da junção do indivíduo e sociedade. (    ) Teoria crítica pretende cumprir a tarefa de transformação radical da ordem social existente. (    ) A intenção do comportamento crítico é igualar o comportamento da práxis social dominante. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V - V - F - V. b) F - V - F - V. c) V - F - V - F. d) F - V - V - F.   5.Constata-se que a prática de uma infração penal, de um crime, é diretamente relacionada com a valoração social da conduta e da reação social que o ato desencadeia no coletivo social, e assim o "eixo de preocupação" da Criminologia vai mudando seu vetor, dirigindo-se ao social e não somente ao infrator.  "Cifra Negra" é uma expressão dada pela Criminologia que coloca em questão as tradicionais teorias criminais. Acerca do conceito de "Cifra Negra", assinale a alternativa CORRETA: a) É uma expressão utilizada para os delitos envolvendo políticos que ficam impunes. b) É uma expressão utilizada para nominar os crimes de racismo. c) Demonstram o grande número de vítimas de crimes homofóbicos. d) Demonstram que há um grande número de casos de condutas tipificadas como crime que não chegam ao conhecimento das autoridades.   6.A teoria do Labeling Approach parte de questões como: quem define quem? quem é definido como criminoso? Quais efeitos decorrem desta definição? Segundo Alessandro Baratta (2002), as respostas a estas perguntas levaram a duas direções. Acerca delas, analise as sentenças a seguir: I- Primeira: ao estudo da formação da "identidade" desviante e aos efeitos da aplicação da etiqueta de "criminoso". II- Primeira: ao estudo de formas de controle social e políticas que geram subjetividade à história do delinquente. III- Segunda: ao estudo das carreiras desviantes e na transformação da identidade social do indivíduo. IV- Segunda: ao problema da definição, da constituição do desvio como qualidade atribuída a comportamentos e a indivíduos, para o estudo das agências de controle social. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: BARATTA, Alessandro. Criminologia crítica e crítica do direito penal: introdução à sociologia do direito penal. Tradução e prefácio de Juarez Cirino dos Santos. 3. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2002. a) A sentenças I, III e IV estão corretas. b) A sentenças II e IV estão corretas. c) A sentenças I e IV estão corretas. d) A sentenças II e III estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
14

1) Alternativa Correta: c) V - F - V - F.

A teoria crítica é um amplo campo de estudos que surgiu na primeira metade do século XX e que rapidamente se expandiu para a análise de diferentes características das sociedades contemporâneas, tanto nos níveis filosófico quanto histórico e político.

Devido ao contexto em que surge, e às propostas desenvolvidas, a teoria crítica afeta significativamente a produção de conhecimento científico e seu potencial na dinâmica social de dominação e emancipação.

2) Alternativa Correta: D) Demonstram que há um grande número de casos de condutas tipificadas como crime que não chegam ao conhecimento das autoridades

A figura negra refere-se ao número ou ignorância de crimes e criminosos que não foram descobertos porque não foram denunciados por suas vítimas ou porque não foram descobertos pelo sistema (justiça ou polícia). Essa é a "zona escura do crime.

Por um lado, os erros judiciais são conhecidos em detrimento da pessoa condenada; o que muitas vezes torna inocentes os que entram nas prisões. Por outro lado, a polícia, promotores e órgãos jurisdicionais, como juízes, não conseguem descobrir, acusar e condenar todos aqueles que cometeram um crime.

3) Alternativa Correta: c) A sentenças I e IV estão corretas

A teoria do Labeling Approach nasceu nos Estados Unidos em meados da década de 1960, quase como uma resposta ao empirismo excessivo das teorias criminológicas da época, preocupada quase exclusivamente em dar respostas às afirma sobre as causas do crime, maneiras de manter e reproduzir a ordem e a consecução das melhores estratégias para a prevenção de comportamentos desviantes.

Como explica Lamnek, a abordagem de rotulagem também demonstra que a importância prática dos critérios biológicos permanece devido à sua aplicação estigmatizante no comportamento social, sendo esperada no âmbito das práticas cotidianas.

Perguntas interessantes