Português, perguntado por jc283343p4xt4x, 11 meses atrás

4- A seguir, leia um trecho do conto de Honwana, releia um trecho do conto de Ondjaki - ambos da parte final de cada historia - e compare-os "O Cão-Tinhoso olhava-me com força. Os seus olhos azuis não tinham brilho nenhum, mas eram enormes e estavam cheios de lágrimas que lhe escorriam pelo focinho. Metiam medo aqueles olhos, assim tão grandes, a olhar como uma pessoa a pedir qualquer coisa sem querer dizer. Quando eu olhava agora para dentro deles, sentia um peso muito maior do que quando tinha a corda a tremer de tão esticada, com os ossos a querer fugir da minha mão e com os latidos que saíam a chiar, afogados na boca fechada". "Os olhos do Ginho. Os olhos da Isaura. A mira da pressão de ar nos olhos do Cão Tinhoso com as feridas dele penduradas. Os olhos do Olavo. Os olhos da camarada professora nos meus olhos. Os meus olhos nos olhos da Isaura nos olhos do Cão Tinhoso". A- Explique de que modo as duas narrativas se cruzam nesses trechos. B- Na frase ''Os meus olhos nos olhos de isaura nos olhos do cão tinhoso'', além do cruzamento semantico, há também um cruzamento sintático. Identifique-o e explique como ele ocorre

Soluções para a tarefa

Respondido por carlamst
321
Olá

letra a) As narrativas se cruzam nesse trecho pois, Jacó ao ler o texto, se sente tenso, pois incorpora os sentimentos das crianças matando e vendo morrer o cão, ou seja, há o paralelo entre as emoções das crianças matando o cão e Jacó e seus colegas de classe sentindo como se fossem eles próprios a matá-lo.

letra b) Os olhos de Jacó estão nos de isaura, ou seja, isaura seria o predicativo do sujeito (já que "meus olhos nos olhos de isaura" possui verbo de ligação apenas), e seguindo essa lógica, os olhos do cão teria uma relação também de predicativo do sujeito para com os olhos de isaura.

Bom dia! :)
Perguntas interessantes