4. A respeito da relação entre o artista brasileiro e seu meio social, Portinari disse em 1926:
Arte brasileira só haverá quando os nossos artistas abandonarem completamente as tradi-
ções inúteis e se entregarem com toda alma à interpretação sincera do nosso meio.
PORTINARI, Cândido. Apud: Fabris, Annateresa. Candido Portinari. São Paulo: Edusp, 1996, p. 15.
a) O que seria essa “interpretação sincera"? Como ela se mostra na tela de Portinari?
b) O autor de A bagaceira também faz uma "interpretação sincera do nosso meio"? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) A retratação do real, o que acontece ao seu redor. Na tela de Portinari é possível vermos um retrato de uma realidade, onde ela é criticada e denunciada.
B) Sim, pois assim como no quadro de Portinari, o texto A Bagaceira também faz uma denúncia a esta realidade, mas desta vez através de palavras.
Explicação:
A) A interpretação sincera que Cândido Portinari se refere está presente em suas obras, já que o artista retrata nelas como viviam as pessoas em 1926, principalmente, os escravos e os trabalhadores rurais.
B) Sim, o autor retrata o meio o qual vivia na época, dentre eles, as plantações de café, o lavrador de café e os trabalhadores com cana-de-açúcar.
Cândido Portinari
Cândido Portinari também tem outras obras importantes no período da migração nordestina, nelas ele também reflete a realidade das pessoas que começaram a migrar em busca de melhores condições de vida, como, por exemplo, na obra Retirantes de 1944.
Desse modo, em suas obras ele retrata tanto os acontecimentos sociais que marcaram o período como as festas populares, crianças brincando e diversos tipos de trabalhos.
Entenda mais sobre Cândido Portinari em: https://brainly.com.br/tarefa/4262382
#SPJ2