ENEM, perguntado por Matheusoliveiur6489, 7 meses atrás

4 – A promulgação da Lei Aurea, em 1888, não significou a consolidação da igualdade civil para os ex-escravizados. Embora tivessem sido libertados, o Império Brasileiro não tomou medidas efetivas para integrá-los econômica, política, social e culturalmente. Na realidade, o preconceito e a ideia de inferioridade racial se estabeleceram como parte estruturante da nação. Mais tarde, já no período republicano, surgiram explicações ligadas à "democracia racial" visando evidenciar a formação do Brasil como resultado da mistura de diferentes povos. Essas explicações, porém, colocavam em segundo plano quaisquer tentativas de discutir os legados da escravidão, isto é, as desigualdades e o preconceito experimentados dia a dia pela população afrodescendente. Diante do exposto, redija um pequeno texto procurando responder a seguinte pergunta: Na atualidade, em quais aspectos é possível notar os legados da escravidão e quais ações podem ser realizadas para reparar as injustiças provocadas por ela?

Soluções para a tarefa

Respondido por dbrclx
7

Na atualidade deve haver reparação para os povos que foram escravizados, pelo motivo de que há uma dívida histórica em relação a eles.

Os povos escravizados no Brasil até os dias atuais pagam o injusto preço pela escravidão, são pessoas que sofrem pela sua cor, pela sua etnia e origem em pleno século XXI, cenas de racismo e preconceito são vistas até o dia de hoje, e o passado trás consigo falta de oportunidade, liberdade cerceada, violência e muito dor.

Por isso é importante que hoje existam reparações para esses povos, para que eles possam ter assegurados direitos básicos de forma plena, sem ruídos de um passado tão duro.

Aprenda mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/8474534

Anexos:
Perguntas interessantes