História, perguntado por JullyaChaves, 1 ano atrás

4)
"A memória é a vida, sempre carregada por grupos vivos e, nesse sentido, ela está em permanente evolução, aberta à dialética da lembrança e do esquecimento, inconsciente de suas deformações sucessivas, vulnerável a todos os usos e manipulações, suscetível de longas latências e de repentinas revitalizações."

Com base no excerto acima do historiador Pierre Nora, Pedro, professor de História, quer preparar uma aula que problematize a relação entre História e Memória. Qual das alternativas abaixo oferece uma opção válida para esse objetivo?

Alternativas:

a)
Ao tratar do processo de interiorização do território brasileiro, apresentar os monumentos heroicos dos bandeirantes paulistas, presentes na forma de esculturas e nomes de avenidas e rodovias do estado de São Paulo. (RESPOSTA CORRETA CORRIGIDA PELO AVA)

b)
Ao tratar da escravidão no Brasil colonial, explanar o trabalho escravo nas lavouras, o cotidiano nas senzalas e as fugas para os quilombos.

c)
Ao tratar da Revolução Francesa, analisar a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, a disputa entre girondinos e jacobinos e o papel de Napoleão Bonaparte.

d)
Ao tratar dos conflitos medievais, apresentar imagens dos paramentos militares dos cruzados e os territórios conquistados por cada uma das cruzadas.

e)
Ao tratar da Roma Antiga, analisar a preponderância do Senado ao longo do período republicano por meio dos discursos de Cícero.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaianefernandes21
4

Resposta:letra a

Explicação:

Respondido por ocomprador2012
2

c)

devemos problematizar a tradicional divisão dos períodos históricos, ressaltando suas implicações políticas.

corrigida pelo ava

Perguntas interessantes