4) A frequência das ondas sonoras depende exclusivamente da fonte emissora. É por esse motivo que, mesmo mudando de um meio físico para outro, as ondas sonoras mantêm sua frequência inalterada. No entanto, existe um fenômeno em que o comprimento de onda do som aumenta ou diminui de forma proporcional à velocidade de propagação da onda sonora. O fenômeno citado é conhecido como:
a) Difração
b) Interferência
c) Polarização
d) Refração
e) Reflexão
Soluções para a tarefa
Resposta:
(D)refraçõe
Explicação:
Uma vez que a frequência da onda sonora permanece inalterada, mesmo mudando-se o meio de propagação, existem fenômenos em que há mudança no comprimento de onda da onda sonora. Nesse tipo de fenômeno, a razão entre a velocidade de propagação e o comprimento de onda deve permanecer constante, observe a fórmula:
O único fenômeno em que é possível observar uma mudança proporcional na velocidade de propagação e no comprimento de onda da onda sonora é o da refração.
O fenômeno citado é conhecido como refração.
Letra D
Refração
A refração da onda representa o fenômeno de mudança do meio de propagação da onda. Em razão dessa alteração, a velocidade de propagação da onda varia, assim como o comprimento de onda.
A velocidade de propagação de uma onda depende do meio material em que a onda se propaga. Por essa razão, quando muda o meio de propagação, ela muda de valor.
A frequência de uma onda independe do meio material de propagação. Essa grandeza depende apenas da fonte emissora.
Pela Equação Fundamental da Ondulatória abaixo, percebemos que mantida a frequência constante, se a velocidade varia, o comprimento de onda também irá mudar.
V = λ.f
Onde,
- V = velocidade de propagação
- λ = comprimento de onda
- f = frequência da onda
Saiba mais sobre a Refração das Ondas em,
brainly.com.br/tarefa/12121765
#SPJ1