Filosofia, perguntado por annalara93, 5 meses atrás

4- A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz
de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em
primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque
faz sem imagem e fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida,
está contido o pensamento: 'Tudo é um'. A razão citada em primeiro lugar deixa Tales ainda em
comunidade com os religiosos e supersticiosos, a segunda o tira dessa sociedade e no-lo mostra como
investigador da natureza, mas, em virtude da terceira, Tales se torna o primeiro filósofo grego".
NIETZSCHE, F. Critica Moderna. In: Os Pré-Socráticos. Trad. de Rubens R. T. Filho. São Paulo: Nova Cultural, 1999. p. 43.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre Tales e o surgimento da filosofia, considere as afirmativas a
seguir em V (verdadeiro) ou F(falso).
) Com a proposição sobre a água, Tales reduz a multiplicidade das coisas e fenômenos a um único princípio
do qual todas as coisas e fenômenos derivam.
( ) A proposição de Tales sobre a água compreende a proposição Tudo é um'.
) A segunda razão pela qual a proposição sobre a água merece ser levada a sério mostra o aspecto filosófico
do pensamento de Tales.
( ) O Pensamento de Tales gira em torno do problema fundamental da origem da virtude.​

Soluções para a tarefa

Respondido por celsoatorrano
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Resposta:

V, V, V, F

Explicação:

Explicações:

(V) A multiplicidade era típica dos mitos e religiões órficas-pitagóricas, apoiados na multiplicidade, no sensível e na crença.

(V) Está implícita esta proposição, da origem, da arché, em um único princípio, conforme Tales e os milésios.

(V) A segunda razão expressa no texto introdutório de Nietzsche sobre Tales é que busca o seu princípio, a arche, na natureza, e não mais como os demais religiosos e supersticiosos.

(F) O pensamento de Tales sobre esse tema não é a respeito da virtude, e sim da physys, cosmologia.

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