Filosofia, perguntado por josecarlosalve35, 5 meses atrás

4) A Escola de Chartres vai unir o pensamento físico e metafísico platónico, essencialmente tendo como referência o Timeu, juntamente com elementos da matemática pitagórica. (...) A Escola de Chartres uniu o pensamento simbólico ao pensamento científico procurando as marcas de Deus. RAMOS, José. A Escola de Chartres. Fénix – Ideias e Cultura. Jul. 2017. Disponível em https://www.revistafenix.pt/a-escola-de-chartres/. Acesso em 16 mai 2020. A importância da ‘Escola de Chartres’ para o desenvolvimento da Filosofia Medieval é dada pela unificação do pensamento intelectual aos debates teológicos de seu tempo. Deste modo, considerando o conteúdo apresentado, avalie as opções que se seguem e assinale a correta: Alternativas: a) Os autores ‘chartrianos’ redescobriram a filosofia de Platão e, por isto, enfatizavam a importância da fé, em uma perspectiva anti-humanista. b) De acordo com os autores da Escola de Chartres, o homem é um ser intrinsecamente irracional, pelo fato se orientar-se pelos instintos. c) A dissociação entre fé e razão é um dos principais elementos da ‘Escola de Chartres’, ao enfatizar a importância e o predomínio da Razão. d) A gramática é considerada secundária como arte liberal, haja visto que remete a educação formal da primeira infância. e) Thierry de Chartres demonstrou a relação entre Deus e a matéria por serem, ambos, o princípio criador de todas as coisas.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
0

4. Alternativa correta sobre a importância da "Escola de Chartres" para o desenvolvimento da Filosofia Medieval é: e) Thierry de Chartres demonstrou a relação entre Deus e a matéria por serem, ambos, o princípio criador de todas as coisas.

"A Escola de Chartres"

A "Escola de Chartres" ou Escola da Catedral de Chartres, data do século 11 na França, e tem em seu fundador, Fulbert de Chartres, figura central. Fulbert, juntamente com eminentes filósofos do período, estudaram Platão e seu sucessor, Aristóteles, em busca das verdades racionais da fé.

E para Fulbert de Chartres, a criação do mundo une a Santíssima Trindade e a teoria das quatro causas aristotélica: o Pai é a Causa eficiente, o Filho é a Causa formal, o Espírito Santo é a Causa final e os quatro elementos são a Causa material.

Assim, a criação do mundo, dependeu da criação dos quatro elementos: água, terra, fogo e ar, que misturando-se em proporções matemáticas, possibilitaram o mundo físico.

Aprenda mais sobre Filosofia na Idade Média em: brainly.com.br/tarefa/32210970

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes