4. A Emenda Dante de Oliveira, que perdeu na votação da Câmara, defendia, assim como muitos movimentos da sociedade civil, as eleições diretas para presidente. Pensando nisso, escreva um parágrafo identificando as diferenças entre eleições diretas e eleições indiretas?
ME AJUDEMMM PFV!!!
Soluções para a tarefa
Resposta: acho que é essa '_'
Explicação:
A mobilização das Diretas fez com que se criasse um ambiente de expectativa para a votação da emenda no Congresso. Por isso, os militares fizeram de tudo para controlar a entrada de pessoas em Brasília. Como Goiânia é próxima à capital federal, as medidas impositivas do governo tiveram maior efetivação.
Apesar de todo o apoio que teve, a emenda não foi aprovada no Congresso. Durante a votação, estavam presentes 479 parlamentares e, para a emenda ser aprovada, eram necessários 320 votos. A Emenda “Dante de Oliveira” teve 298. Faltavam apenas 22 votos para atingir os 2/3 necessários. Quando o resultado foi divulgado, os apoiadores da emenda sentiram-se frustrados. Com o arquivamento da emenda, a sucessão do General João Batista Figueiredo (1979-1985) seria indireta, pelo Colégio Eleitoral. O povo só iria eleger o novo presidente em 1989.
A Emenda Dante de Oliveira, que
perdeu na votação da Câmara, defendia, assim como muitos movimentos da sociedade civil, as eleições
diretas para presidente, ou seja o povo iria às urnas eleger democraticamente o próximo presidente. Como a
emenda foi recusada, as eleições que foram feitas como transição do regime da Ditadura civil-militar para a
democracia, foram eleições indiretas, ou seja, o novo presidente foi eleito pelo colégio eleitoral.
Explicação:
espero ter ajudado