4- a emancipação política do Uruguai foi marcada: a- pela atuação do líder Toussaint Louverture, que se empenhou com grande fervor na abolição da escravatura. b- pelo surgimento de movimentos indígenas, cuja reivindicações baseavam-se no sermões de Hidalgo e Morelos. c- pela sólida parceria entre os governantes da junta governamental de Buenos Aires e os líderes de Montevidéu. d- por interesses dos Estados unidos, que garantiram legalmente o direito de controlar pequeno país sul-americano. e- por avanços e retrocessos em relação a subordinação ao reino português e, posteriormente, ao Império Brasileiro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra a
Explicação:
confia, fui e deu certo
A emancipação política do Uruguai foi marcada pelo que está apontado na letra E) por avanços e retrocessos em relação a subordinação ao reino português e, posteriormente, ao Império Brasileiro.
O processo revolucionário do Uruguai começa em 1810, com a Revolução de Maio, e é depois do Grito de Asencio, em 1811, que a revolução se instaura de fato.
Quem liderava a revolução era o general José Artigas, e os revolucionários, denominados de Banda Oriental, lutam contra os portugueses, que eram eram apoiados pelos brasileiros. Após algumas conquistas, o general e a Banda acabam sendo derrotados em 1917.
A partir daí, o Uruguai passou a se anexar ao Brasil, onde há uma parceria entre portugueses e brasileiros, que denominam a região de Província Cisplatina.
Somente em 1825, com o líder Juan Antonio Lavalleja, é que os uruguaios, com a ajuda de tropas argentinas, conseguem expulsar os brasileiros e proclamar a Independência do Uruguai.
Veja mais sobre a Guerra da Cisplatina em:
https://brainly.com.br/tarefa/299974