4.A doutrina
tinha três pontos principais: -justificação pela fé, sacerdócio
universal, negação da infalibilidade da igreja. Assinale a alternativa que preenche a lacuna do texto:
(a) Protestante
(b) Luterana
(c) Católica
(d) Judaica
5. Defensor da reforma de Lutero, o Frances João Calvino, para se proteger das perseguições
religiosas que ocorriam na França, refugiou-se na Suíça. Nessa região, entrou em contato com outras
ideias protestantes, que o ajudaram a formar uma nova doutrina chamada:
(a) Anglicismo
(b) Catolicismo
(c) Protestantismo
(d) Calvinismo
6. Para Calvino, Deus já havia, desde sempre, escolhido as pessoas que seriam salvas e aquelas que
estavam condenadas à morte eterna, essa é a diferenciação do luteranismo para o calvinismo chamada de:
(a) Predestinação absoluta
(b) Justificação da fé
(c) Indulgência
(d) Abdulgência
7.Ela surgiu no interior da igreja Católica com o objetivo de conter o avanço do protestantismo e
rever as práticas da própria igreja: Assinale a alternativa correta:
(a) Contrarrcfornia
(b) Concilio de Trento
(c) Crise religiosa
(d) Crise católica
Soluções para a tarefa
Resposta:
4. B
5. D
6. A
7. A
Explicação
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A Doutrina Luterana tinha então três pontos principais:
Justificação pela fé: A pessoa é salva por meio da fé e não pelas obras que pratica. Justificativa seria o termo religioso para o perdão de Deus aos pecadores;
Sacerdócio Universal: Todos os crentes podem interpretar por si mesmos os textos sagrados. A leitura e interpretação das Sagradas Escrituras não eram competência só do clero e da hierarquia;
Negação da Infalibilidade da Igreja: A única fonte da verdade é a Bíblia, e não a tradição ensinada pela Igreja. Além do luteranismo não aceitar o culto aos santos católicos, a adoração de imagens religiosas e a autoridade do papa.
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O calvinismo (também chamado de Tradição Reformada, Fé Reformada ou Teologia Reformada) é tanto um movimento religioso protestante quanto um sistema teológico bíblico com raízes na Reforma Protestante, iniciado por João Calvino em Genebra no século XVI.
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A doutrina da predestinação está particularmente associada ao calvinismo. A teologia da predestinação de Calvino ensina que a predestinação de Deus é fruto de sua onisciência, como presciência, a qual Ele rege de acordo com a Sua vontade e absoluta soberania, em relação às pessoas e acontecimentos.