4) A branquitude trouxe da cárie dental, à coqueluche, tuberculose e o sarampo. Desencadeiou-se, ali, desde a primeira hora, uma guerra biológica implacável. De um lado, povos peneirados, nos séculos e milênios, por pestes a que sobreviveram e para as quais desenvolveram resistência. Do outro lado, povos indenes, indefesos, que começavam a morrer aos magotes. Fonte: RIBEIRO, D. O povo brasileiro. A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p.47. Marque a alternativa que indica quais foram as principais causas do genocídio e etnocídio indígena. Selecione uma alternativa: a) epidemias, revoltas e assimilações. b) epidemias, guerras de extermínio e escravidão. c) barbáries, fugas e expulsão das terras. d) assassinatos, fugas e tutoria. e) preconceitos, doenças da mata e conversão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B
epidemias , guerras de extermínio e escravidão.
Explicação:
As principais causas do genocídio e etnocídio indígena foram as epidemias, guerras de extermínio e escravidão (alternativa "a").
Genocídio indígena:
O genocídio dos indígenas existe há muito tempo, desde quando eles eram vítimas da violência dos colonizadores, como das doenças trazidas por eles (até então desconhecidas para aqueles povos).
Atualmente, o genocídio ainda persiste, mas de outra forma; através da negligência dos direitos das populações indígenas restantes. Como, por exemplo: desrespeito às marcações de terras, ataques as comunidades indígena (fazendeiros, garimpeiros, etc.) e pela falta de recursos para lidar com doenças.
Aprenda mais sobre o genocídio indígena em: https://brainly.com.br/tarefa/8787530
#SPJ2