4)
A arte paleocristã ou catacumbária traz algumas coisas em seu nome. Se nos voltarmos a esta análise, teremos: paleo (antigo); outro período que usa esta expressão é o paleolítico (antiga pedra, ou melhor técnica da pedra mais antiga, a pedra lascada). No período paleolítico as pinturas eram feitas na pedra, dentro de cavernas, escondidas como que em um ritual mágico, segundo estudos antropológicos.
A arte paleocristã é o início da arte cristã, a mais antiga. Desenvolvida durante o império romano, quando este ainda era pagão, esta expressão artística relatava a fé dos primeiros seguidores cristãos, feita também em "cavernas", as catacumbas. A arte paleocristã ou catacumbária surgiu por volta do século I, era feita nas catacumbas, locais escondidos onde os romanos não encontrariam. As catacumbas eram os locais onde os cristão enterravam seus mortos, diferenciando-se dos romanos.
Neste período, a arte cristã se apresenta:
Alternativas:
a)
Com traços mais rebuscados, semelhantes ao modelo clássico romano, a diferença é que identificavam seus mártires e a arte romana era impessoal.
b)
Preocupada com a forma, detalhando as expressões do Cristo em carne, antes da ressurreição.
c)
Preocupada com a mensagem que se queria passar, com imagens que representavam sua fé.
d)
Ocupada em traçar imagens dos inimigos, os romanos, que evidenciassem sua inferioridade diante dos cristãos.
e)
Influenciada pela frontalidade egípcia, contendo rigidez na forma, evidenciando o mundo material.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c)
Preocupada com a mensagem que se queria passar, com imagens que representavam sua fé.
Explicação:
Corrigida pelo AVA
Resposta:
1 b)
A arquitetura grega era escultural e não apenas monumental, ou seja, os edifícios eram feitos para serem contemplados como se fossem esculturas, como o Partenon. Para compensar o olhar de quem contempla (devido à “doença do olhar”, as colunas eram compensadas, por um método chamado ajustamento eurrítmico.
2e)
Kourus de Anavyssos, demonstrando rigidez, simetria, posição frontal, utilização do mármore e o nu masculino. Percebemos o peso do corpo distribuído igualmente sobre as duas pernas, com proporção e harmonia matemáticas.
3a)
I, III e V, apenas.
4c)
Preocupada com a mensagem que se queria passar, com imagens que representavam sua fé.
Explicação: