Química, perguntado por shoodyxu, 5 meses atrás

3º) Cite as funções das estruturas celulares:

a) Membrana plasmática:

b) Citoplasma:

c) Núcleo:

d) Complexo de golgi:

e) Lisossomos:

f) Mitocôndria:
(MATÉRIA CIÊNCIAS)

Soluções para a tarefa

Respondido por mateus19234602
1

Resposta:

As organelas celulares são pequenas estruturas localizadas no citoplasma, mergulhadas no citosol (região interna) da célula. A sua função é garantir um bom funcionamento das células tais como a digestão, quebra de moléculas, sintetização e transporte de proteínas, entre outros.

Respondido por larabaptista2800
2

Resposta:

Membrana plasmática: Delimita a célula, separando seu meio interno do ambiente externo;  Protege a célula contra a ação de diversos agentes;  Controla as substâncias que entram e saem da célula;  Detecta sinais do meio externo;  Em células vegetais, coordena a síntese e o agrupamento das microfibrilas da parede celular.

Citoplasma: A função do citoplasma é fornecer sustentação esquelética para a célula através da estrutura composta por filamentos e túbulos proteicos. Além disso, todo o conjunto de estruturas mergulhadas no citosol apresenta bastante dinamismo, fato que possibilita à célula realizar alguns movimentos.

Núcleo: O núcleo é considerado o centro de controle das atividades da célula e também o local onde estão armazenadas as informações genéticas. As funções desempenhadas por ele só são possíveis graças à presença de DNA (ácido desoxirribonucleico) em seu interior, pois são essas moléculas que possuem genes, que, por sua vez, são responsáveis pela síntese de proteínas. Além dessas funções, é no núcleo que ocorrem a síntese e o processamento dos diferentes tipos de RNA.

Complexo de golgi: Suas funções são modificar, armazenar e exportar proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e além disso, origina os lisossomos e os acrossomos dos espermatozoides.

Lisossomos: Sua função é digerir substâncias para a célula, processo que ocorre graças às inúmeras enzimas digestivas que contem.

Mitocôndria: As mitocôndrias são organelas celulares presentes praticamente em todas as células eucarióticas e responsáveis pelo processo de respiração celular.

Explicação:

Membrana plasmática: A membrana plasmática é uma estrutura com cerca de 6 a 10 nm de espessura e apresenta em sua constituição diversas moléculas de proteínas inseridas em uma camada dupla (bicamada) constituída por fosfolipídeos. A forma como é constituída a bicamada lipídica e como estão distribuídas as proteínas nessa bicamada permitiu a proposição do que se chama de modelo do mosaico fluido, como veremos mais adiante.

Citoplasma: o citoplasma preenche todo o interior das células eucariontes, sendo delimitado pela membrana plasmática. Já nas células procariontes, o citoplasma fica entre a membrana plasmática e o núcleo da célula. Vamos explicar a seguir esses tipo de células.

Núcleo: O núcleo apresenta formato variado, sendo normalmente arredondado ou alongado, com cerca de 5 a 10 μm. De uma maneira geral, cada célula apresenta apenas um núcleo, mas algumas podem ser multinucleadas, como é o caso das fibras musculares esqueléticas. Vale destacar ainda que algumas células não apresentam núcleo quando maduras (anucleadas), como é o caso dos eritrócitos.

Complexo de golgi: O Complexo de Golgi ou Aparelho de Golgi, ou ainda Complexo Golgiense, é uma organela de células eucariontes, composta de discos membranosos achatados e empilhados.

Lisossomos: Os lisossomos são estruturas esféricas delimitadas pela membrana formada por uma camada lipoproteica. Essas organelas contêm muitas enzimas que lhes permite degradar um grande número de substâncias. As enzimas são peptidases (digerem aminoácidos), nucleases (digerem ácidos nucleicos), lipases (digerem lipídios), entre outras. Como essas enzimas hidrolases funcionam em ambiente ácido, a digestão ocorre dentro dos lisossomos para não prejudicar a célula.

Mitocôndria: Elas são encontradas em maior número em células e nas regiões celulares em que há maior gasto energético. As mitocôndrias originaram-se de organismos aeróbios, há cerca de 2,5 bilhões de anos, e apresentam algumas características peculiares, como a presença de uma dupla membrana e um DNA circular.

Perguntas interessantes