3Explique qual era a relação que os povos da Mesopotamia tinham com a religião. & dl
Soluções para a tarefa
Olá!
A Mesopotâmia era uma região entre os rios Tigre e Eufrates, hoje Iraque, composta por vários povos, tais como sumérios, acádios, amoritas, cassitas, assírios e caldeus. A religião era bastante diversificada, possuindo diversos deuses e crenças, sendo portanto politeístas. Os deuses podiam possuir forma humana (feminina ou masculina) ou relacionaram-se com elementos da natureza e corpos celestes, o que era mais comum.
Os principais deuses dos povos da Mesopotâmia eram:
- Shamash: deus do sol e da justiça
- Anu: senhor dos céus
- Sin: deusa da lua
- Ishtar: deus da guerra e do amor
- Marduque (Marduk): criador do céu, da Terra, dos rios e dos homens
A prática religiosa era estabelecida nos ambientes públicos e privados. Os zigurates (espécies de templos em formato de pirâmides) eram os principais centros de adoração da população – mas somente os sacerdotes podiam entrar nesses templos, pois acreditava-se que os deuses habitavam estas construções.
Os povos da Mesopotâmia, em relação à religião, acreditavam no dualismo, admitindo a existência de deuses inclinados para o bem e para o mal. Assim, eles sempre buscavam entender essa relação através da adivinhação, a magia, e a astrologia. Também faziam oferendas e sacrifícios para terem seus desejos atendidos.
A morte também tinha uma importância muito grande: os povos da Mesopotâmia acreditavam na vida após a morte e tinham vários ritos funerários. As tumbas e luxuosidades variavam conforme a condição financeira das pessoas e familiares.
Espero ter ajudado! Bons estudos!